Avião com 62 pessoas a bordo cai no sul da Rússia

Boeing da FlyDubai falhou a pista de aterragem do aeroporto de Rostov-on-Don e despenhou-se. Não há sobreviventes, segundo os relatos no local.

Foto
Equipas do ministério russo para as Emergências recolhem destroços à procura de provas que expliquem o acidente Reuters

Um avião caiu em Rostov-on-Don com 62 pessoas a bordo – 55 passageiros e sete tripulantes. O Boeing 737-800 da companhia de baixo custo FlyDubai falhou a pista de aterragem do aeroporto daquela cidade no sul da Rússia. "O avião embateu no solo e desfez-se", lê-se num comunicado publicado no site do organismo russo que investiga acidentes aéreos. Uma das caixas negras do aparelho, que registam dados de voo e sons da cabine dos pilotos, já foi encontrada, de acordo com a agência Reuters.

O acidente aconteceu ao início da madrugada deste sábado, às 3h50 locais (0h50 em Lisboa). Os relatos que chegam do terreno dizem que não há sobreviventes. A agência Reuters diz que "a maioria dos passageiros" seria de nacionalidade russa e que o Presidente Vladimir Putin enviou uma mensagem de condolências aos familiares das vítimas, pedindo urgência no auxílio psicológico das famílias.

Imagens captadas por uma das câmaras de segurança mostram que, na segunda tentativa de aterragem feita pelos pilotos, uma das asas terá batido no solo, seguindo-se uma explosão. As chamas foram combatidas durante mais de uma hora, acrescenta o jornal inglês Guardian. É o primeiro acidente desta companhia aérea, que começou a operar em 2009, acrescenta a mesma agência noticiosa. Porém, já tinha sofrido um problema em Janeiro de 2015, quando um avião que tentava aterrar em Bagdad, capital do Iraque, foi alvo de tiros.

Foto
Imagem de arquivo de um dos aviões da companhia Flydubai Reuters

As causas do acidente são desconhecidas. A BBC avança a hipótese de as más condições de visibilidade e os ventos fortes que sopravam em Rostov-on-Don terem sido decisivos. Porém, também, se admite outras explicações. "Erro humano ou falha técnica são as duas principais teorias para a queda do avião", disse por seu lado a comissão nomeada para investigar o acidente, de acordo com uma porta-voz, Oksana Kovrizhnaya, citada pela Interfax. Seis dos sete membros da tripulação não são de nacionalidade russa, embora ainda não haja confirmação de que países são. Quanto aos 55 tripulantes, sabe-se já que 44 eram cidadãos de nacionalidade russa, oito eram ucranianos, dois indianos e um uzbeque. Há pelo menos quatro crianças entre as vítimas mortais. 

Numa nota publicada no Facebook, a companhia aérea confirma a queda do avião – que tinha partido do aeroporto internacional do Dubai cerca de duas horas e meia antes – e diz estar a tentar recolher informação “tão depressa quanto possível” sobre este “trágico acidente”.

“Faremos tudo o que pudermos para ajudar todos aqueles que foram afectados por este acidente”, sublinha a FlyDubai, que é detida pelo Governo do Dubai e que é "irmã" da Emirates. “Estamos a montar um plano de emergência e trabalharemos de perto com as autoridades envolvidas."

Foto
O avião embateu no solo e desfez-se Reuters

Após a queda do Boeing 737-800, os voos com destino a Rostov-on-Don começaram a ser desviados para outros aeroportos. Inicialmente, tinha sido referido que haveria 61 passageiros a bordo, número posteriormente corrigido para 62. O site Flightradar24, que regista dados da aviação comercial, mostra que os pilotos fizeram uma primeira tentativa de aterragem, que foi abortada, e que posteriormente mantiveram o avião no ar, aguardando por uma segunda oportunidade.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários