A mulher que acumulou 27 lentes de contacto num olho — sem dar por isso

Britânica de 67 anos preparava-se para uma operação às cataratas quando a equipa médica encontrou as lentes acumuladas ao longo de mais de 30 anos.

Foto
A mulher sentia desconforto, mas pensava que era resultado da idade e da secura dos olhos Brian Snyder/Reuters

Uma mulher de 67 anos preparava-se para uma cirurgia às cataratas num hospital do Reino Unido quando a equipa médica se deparou com o inimaginável: encontraram 27 lentes de contacto num olho da paciente.

Segundo relata o New York Times, os médicos identificaram, num primeiro momento, 17 lentes de contacto encostadas umas às outras. Num exame realizado mais tarde, verificaram que ainda sobravam mais dez que tiveram, naturalmente, de ser retiradas.

Esta situação ocorreu em Novembro mas apenas agora foi divulgado, pelo British Medical Journal, o relatório da equipa médica responsável pela “descoberta”.

Durante 35 anos, a mulher, que não é identificada, utilizou lentes de contacto descartáveis, relatando aos médicos que tentou retirá-las algumas vezes mas que acabava por nunca as encontrar. E pensava que o desconforto que ia sentindo no olho era resultado da idade e da secura dos olhos.

“Ficámos todos chocados por ela nunca ter reparado”, admite ao jornal norte-americano a oftalmologista britânica Rupal Morjaria, que integrou a equipa médica.

A operação às cataratas foi adiada devido ao elevado risco de infecção. Mas foi mais tarde consumada sem grandes problemas. “Ela disse que sentiu o olho desconfortável e seco, ‘como se tivesse alguma coisa lá dentro’, mas nunca pensou que fosse alguma coisa com que se devesse preocupar”, disse Morjaria.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários