Quais são os países mais generosos do mundo?

Portugal é o 90.º país mais generoso do mundo e o Brasil surge na 68.ª posição.

Foto
A Birmânia é o país mais generoso do mundo. Já os iraquianos são os que mais ajudam desconhecidos AFP/YE AUNG THU

Numa altura em que o Iraque vive uma ofensiva militar de larga escala, na cidade de Mossul, soube-se que a sua população é a mais gentil com estranhos do mundo. Já a Birmânia é o país mais generoso. Portugal surge na 90.ª posição em 140 países abrangidos.

Quem o diz é o CAF World Giving Index 2016, que elaborou o ranking com os países mais generosos do mundo. Aí revela-se que, no mês passado, em média, oito em dez iraquianos ajudaram alguém que não conheciam, com a população da Líbia a registar números muito semelhantes.

Durante o mesmo período, 91% dos birmaneses doaram dinheiro para caridade, contribuindo assim para a eleição do país como o mais generoso do mundo pelo terceiro ano consecutivo: 63% da população ajudou um estranho.

No ranking geral, os Estados Unidos aparecem na segunda posição com 63% dos americanos a doarem dinheiro e 73% a ajudarem um desconhecido.

O mesmo relatório explica que as doações quase generalizadas na Birmânia explicam-se, maioritariamente, pela prática do Sangha Dana, uma tradição budista em que se apela à caridade e ao apoio da comunidade de monges.

A classificação geral é elaborada com base nas doações financeiras, na ajuda oferecida a estranhos e nos dados de voluntariado. Moçambique é o país de língua portuguesa melhor colocado, surgindo na 67.ª posição, seguido de perto pelo Brasil no 68.º lugar.

Os dez primeiros classificados são assim a Birmânia, EUA, Austrália, Nova Zelândia, Sri Lanka, Canadá, Indonésia, Reino Unido, Irlanda e Emirados Árabes Unidos. No último lugar aparece a China.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários