Português ferido em Londres já teve alta hospitalar

Francisco Lopes teve ferimentos numa mão e numa perna mas encontra-se livre de perigo. Duas das pessoas atropeladas morreram.

Foto
O cenário na ponte de Westminster, depois do atropelamento Reuters/HANNAH MCKAY

Francisco Lopes é o nome do ferido português no atropelamento na ponte de Westminster, em Londres. “[Ele] está bem de saúde e já teve alta hospitalar”, disse ao PÚBLICO o secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, acrescentando que foi disponibilizado “apoio por parte dos serviços consulares”. Francisco Lopes, de 26 anos, ia apanhar o metro para casa quando ouviu gritos atrás de si e, quando se virou, foi atingido pelo carro. “Tive bastante sorte”, contou, por telefone, à TVI.

O português – que vive há 15 anos em Londres – esteve internado no Chelsea and Westminster Hospital com ferimentos numa mão (onde levou três pontos) e um golpe profundo no joelho esquerdo, que teve de ser suturado com seis pontos. “Uma senhora atingida antes de mim parecia estar num estado crítico”, refere.

O português afirma que estava quase no final da ponte, “quase a chegar ao Big Ben” quando foi atingido: “O carro primeiro vinha na estrada e depois entrou directamente onde estavam os peões. Depois só me lembro de acordar no chão com dores”, conta Francisco, que diz não ter tido noção do que estava a acontecer.

“Até agora não temos registo de quaisquer outras vítimas portuguesas mas continuamos em contacto com as autoridades na identificação das vítimas”, acrescenta José Luís Carneiro. O secretário de Estado encontra-se em viagem oficial a Macau, razão pela qual não conseguiu prestar declarações mais cedo.

Francisco foi uma das vítimas do atropelamento – que matou duas pessoas – feito por um atacante cujo veículo acabou por embater numa vedação junto ao edifício do Parlamento britânico. Aí, o atacante saiu do veículo com uma faca e esfaqueou um polícia – que acabou por morrer – e foi, de seguida, alvejado pelas forças policiais.

O ataque desta quarta-feira em Londres provocou quatro mortos, incluindo o atacante (que está por identificar), e pelo menos 20 feridos.

Sugerir correcção
Comentar