A escolha dos humoristas portugueses para secretário da Defesa de Trump? D. Afonso Henriques

Vários países estão a responder à "América primeiro" do Presidente norte-americano através de vídeos de humor. Portugal já tem o seu.

"Portugal segundo", com humor para Trump

No discurso de tomada de posse, Donald Trump repetiu a sua frase batida: “América primeiro”. Em resposta, um programa holandês lançou um vídeo humorístico onde apresentava o país “à maneira de Trump”. O mundo seguiu-lhes o exemplo e agora foi a vez de Portugal entrar na corrida pelo “segundo lugar”, logo a seguir aos EUA nesse ranking imaginário, com um vídeo produzido pelo programa da RTP 5 Para a Meia-Noite.

De D. Afonso Henriques a José Sócrates, passando por Bo, o cão de Obama, a viagem de quase seis minutos pela História de Portugal acontece num tom irónico e sarcástico dirigido ao actual Presidente norte-americano, com expressões como “triste” (“sad!”) ou “embrulha” (“deal with it”).

“O nosso fundador e primeiro rei lutou contra a sua própria mãe – uma autêntica cabra – e expulsou os árabes daquela que viria a ser a nossa terra. Pois é, ele expulsou-os completamente. Aos árabes. Sabemos o que está a pensar: o nosso primeiro rei daria um óptimo secretário da Defesa”, começa o vídeo, que prossegue com frases curtas, repetindo palavras, ao estilo dos discursos e mensagens de Trump.

O vídeo questiona o nível de conhecimento dos apoiantes e eleitores de Trump, argumentando que “60% dos americanos acredita que Portugal é uma província de Espanha" – “Devem ter votado em si”. E lembra que Portugal aboliu a escravatura um século antes dos EUA, sugerindo até que a empresa “dos filhos” de Trump siga esse exemplo.

A paródia continua e compara o Presidente português a Trump enquanto “estrela de televisão” e conta que Costa, tal como Trump, “também foi eleito sem a maioria do voto popular”.

Além de um CD de fado de Amália Rodrigues para Melania Trump, Portugal propõe-se ainda a oferecer o antigo primeiro-ministro José Sócrates, para “ajudar a construir o muro, sem custos”. “Leve-o. Ele diz que é engenheiro."

Depois da Holanda, também a Bélgica, Espanha, Alemanha, Áustria, Suíça, Dinamarca, Islândia, Estónia, Lituânia ou Eslováquia lançaram as suas versões da corrida para “o segundo lugar”.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários