Polícia mata homem que esfaqueou várias pessoas na Rússia

Oito pessoas ficaram feridas na cidade de Surgut, na Sibéria.

Foto
Reuters/ALEXANDER DEMIANCHUK

Um homem deixou oito pessoas feridas num ataque com uma faca na cidade russa de Surgut. Enquanto as autoridades expressavam dúvidas sobre o que aconteceu, o Daesh reivindicou o ataque através do seu canal de propaganda, a agência Amaq.

Segundo a agência de notícias russa Tass, a polícia punha a hipótese de que o homem pudesse ter problemas mentais. Trata-se de um morador na cidade, nascido em 1994, diz a BBC, citando as autoridades russas.

Os feridos estão a receber tratamento hospitalar e dois estão em estado considerado crítico, segundo a agência RIA-Novosti.

"Um homem andava pelas ruas principais a esfaquear pessoas", descreveu o organismo da polícia judiciária de Surgut, adiantando apenas que o caso estava a ser investigado como tentativa de homicídio.

No entanto, as reivincidações do Daesh através da Amaq costumam ser credíveis - mesmo que não queiram dizer que o ataque foi ordenado pela organização terrorista, foi pelo menos inspirado. 

O especialista em terrorismo Amarnath Amarasingam, da Universidade George Washington, diz que a ideia de que o Daesh reivindica qualquer ataque é comum, mas falsa. Esta ideia "parte de um pressuposto errado sobre o modo como o grupo trabalha e como se vê a si próprio". A credibilidade é importante para o modo como o Daesh se mostra aos seus seguidores.

Sugerir correcção
Ler 6 comentários