Obama anuncia detenção de suspeito do atentado de sábado em Nova Iorque

Ahmad Khan Rahami, de 28 anos, tem ascendência afegã. Foi detido em Nova Jérsia.

Fotogaleria
Reuters
Fotogaleria
Ahmad Khan Raham é considerado "armado e perigoso" Reuters
Fotogaleria
O Presidente norte-americano em conferência de imprensa AFP PHOTO / JIM WATSON

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmou a detenção do indivíduo que estava a ser procurado pelas autoridades por causa dos ataques bombistas em Nova Iorque e Nova Jérsia, no fim-de-semana.

O homem foi identificado como Ahmad Khan Rahami, de 28 anos, um afegão naturalizado americano, residente em Elizabeth, em Nova Jérsia, perto de Nova Iorque.

Rahami é suspeito da explosão que no sábado à noite feriu 29 pessoas no bairro de Chelsea, em Manhattan, e pela bomba artesanal colocada no percurso de uma corrida organizada a favor dos fuzileiros (marines) americanos no sábado de manhã, em Seaside Park (Nova Jérsia), que acabou por ser adiada, apesar de a explosão não ter provocado vítimas.

Durante o fim-de-semana foram encontrados outros engenhos explosivos que não deflagraram: um deles próximo do local da explosão de Chelsea, e semelhante a esse, e outros também em Nova Jérsia, um dos quais perto de uma das gares do aeroporto de Newark, situada perto de Elizabeth.

A polícia divulgou a fotografia do suspeito e afirmou que o homem poderia “estar armado e ser perigoso”, apelando à população que fornecesse qualquer informação que pudesse ajudar nas buscas. Segundo as cadeias CNN e NBC, Rahami terá sido detido em Linden, Nova Jérsia. Houve uma troca de tiros entre o suspeito e a polícia, que provocou ferimentos em dois agentes. Imagens divulgadas em redes sociais após a detenção mostram Rahami numa maca, com marcas de sangue num ombro.

Segundo a Reuters, os investigadores acreditam que Rahami não terá agido sozinho. Mas por enquanto as autoridades não avançaram mais informações sobre outros suspeitos. A casa de Ahmad Rahani, que fica por cima de um negócio de fast-food detido pela sua família desde 2002, foi alvo de busca do FBI esta manhã.

Na sua breve declaração sobre o caso, o Presidente norte-americano recusou entrar em pormenores sobre a investigação – que garantiu está a progredir "muito rapidamente" – que terá à sua disposição todos os meios federais necessários, assegurou.

Entretanto, Barack Obama disse não existir por enquanto qualquer ligação entre as explosões em Nova Iorque e um ataque no estado do Minnesota, no sábado: um estudante de origem somali atacou nove pessoas num centro comercial, com uma arma branca, antes de ser abatido. O ataque foi reivindicado no dia seguinte pelo grupo Estado Islâmico – a única reivindicação feita até agora pelos acontecimentos do fim-de-semana.

As informações tornavam cada vez mais credível a tese de atentados múltiplos ou acções jihadistas concertadas em território norte-americano desde 2001. “É provavelmente o primeiro ataque terrorista de envergadura desde o 11 de Setembro”, que fez cerca de 3000 mortos, cujo 15º aniversário foi comemorado há oito dias, comentou à NBC o antigo chefe da polícia Bill Bratton.

Apesar de afastar a ligação entre os dois ataques, o Presidente confirmou que o ataque do Minnesota está a ser investigado como um "potencial acto de terrorismo" e garantiu que nenhum grupo extremista, nomeadamente o Estado Islâmico, conseguirá ter sucesso nos Estados Unidos.

Tal como alguns países europeus, os Estados Unidos enfrentaram nos últimos meses vários atentados violentos perpetrados por muçulmanos radicais: em Orlando, em Junho (49 mortos, num ataque reivindicado pelo EI) e San Bernardino em Dezembro (14 mortos, num atentado que foi saudado mas não reivindicado pelo EI).

Apesar de nenhuma das explosões de Nova Iorque e Nova Jérsia ter provocado mortos, os incidentes vêm alimentar o medo de atentados e colocar a segurança no centro da corrida presidencial entre a democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump. O magnata não hesitou esta segunda-feira em prever novos ataques, criticando uma política que abriu portas a “dezenas e milhares” de migrantes e apelando a maior severidade.

Clinton condenou também “os ataques aparentemente terroristas do Minnesota, de Nova Jérsia e de Nova Iorque”. E aproveitou para lembrar que preparou um plano completo para “vencer o Estado Islâmico e os outros grupos terroristas”.

O dispositivo de segurança, já habitualmente considerável em Nova Iorque, foi reforçado ainda mais, numa altura em que a cidade acolhe a reunião anual da Assembleia Geral da ONU, onde dezenas de chefes de Estado e de Governo estarão presentes, incluindo Barack Obama (e o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa).

 

 

 

 

 

Sugerir correcção
Ler 27 comentários