Pelo menos 29 mortos e 50 feridos em atentado suicida no Afeganistão

Atentado ocorreu à entrada de um banco no Sul do Afeganistão.

Foto
Membros das Forças Armadas do Afeganistão no local do atentado LUSA/WATAN YAR

Pelo menos 29 pessoas, na maioria civis, morreram e outras 55 ficaram feridas em consequência de um atentado suicida nesta quinta-feira com um carro carregado de explosivos à entrada de uma dependência bancária no Sul do Afeganistão.

O atentado contra a sucursal do Banco de Cabul em Lashkargah, capital da província de Helmand, ocorreu às 12h, hora local, (8h30 em Lisboa), indicou um porta-voz do governador provincial, Omar Zwak.

O ataque atingiu soldados, funcionários públicos e civis que se reuniam na sucursal para levantar os salários e surge nos últimos dias do Ramadão, o mês sagrado do Islão, período durante o qual os fiéis se resguardam em reflexão e oração.

“Temos 20 mortos e 50 feridos, tanto civis quanto militares, mas o balanço pode aumentar”, informou Zwak, citado pela agência AFP, acrescentado que a zona onde ocorreu o atentado estava sob o controlo das forças armadas afegãs e que a maioria das vítimas mortais são militares.. Entretanto, o número de mortos subiu já para os 29

Nenhum grupo reivindicou ainda o atentado, mas os talibãs têm perpetrado atentados suicidas semelhantes, inclusivamente neste mesmo banco.  A província de Helmand é um dos alvos preferenciais deste grupo, sendo por isso uma das zonas do país mais violentas.

Em Abril os Marines norte-americanos regressaram a Helmand pela primeira vez em três anos. Cerca de 300 militares foram destacados para a região.

Nos últimos dias soube-se também que o Presidente dos EUA, Donald Trump, concedeu maior autoridade ao Pentágono em relação à questão do Afeganistão, abrindo assim porta ao envio de mais quatro mil ou oito mil soldados.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários