Partido de Macron tem 29% das intenções de voto nas legislativas francesas

Estudo dá o segundo lugar à Frente Nacional. Eleições realizam-se em Junho.

Foto
Macron venceu as presidenciais com mais de 66% dos votos PHILIPPE WOJAZER/Reuters

O partido do Presidente francês lidera as intenções de voto para as legislativas de Junho, indica uma sondagem publicada nesta segunda-feira, que coloca também os índices de popularidade de Emmanuel Macron em bons níveis.

De acordo com a sondagem realizada pela empresa Odoxa para a rádio France Inter e para a revista L’Express, o movimento A República Em Marcha tem 29% das intenções de voto nas legislativas marcadas para 11 e 18 de Junho (segunda volta).

Em segundo lugar surge a Frente Nacional (extrema-direita), de Marine Le Pen, com 17% das intenções de voto, diz a Reuters. O partido Os Republicanos (direita) fica em terceiro lugar com 15%, seguidos de perto pela França Insubmissa de Jean-Luc Mélenchon, com 14%. Já o Partido Socialista está reduzido a 5%. "Com estes números, o PS arrisca-se mesmo a bater os seus recordes de maus resultados", escreve Gaël Slima, presidente da Odoxa.

O ex-primeiro-ministro socialista Manuel Valls encabeça a lista das personalidades políticas que inspira maior rejeição (54%), à frente de Marine Le Pen ou Nicolas Dupont-Aignan, o líder do pequeno partido gaullista que se juntou à líder de extrema-direita nas eleições, renegando tudo o que se sempre disse sobre ela. O político mais popular é o novo ministro da Ecologia, o conhecido activista ambiental Nicolas Hulot.

Macron quer, até ao final de Setembro, aprovar uma das medidas mais emblemáticas da sua campanha: uma reforma do Código do Trabalho. A ideia é que as mudanças aconteçam ainda antes de avançar com alterações ao sistema de protecção ao desemprego e à formação profissional, e ao sistema de pensões, o que está programado para 2018. Segundo uma outra sondagem, da empresa Elabe, 44% dos franceses dizem-se favoráveis a "uma reforma produnda" do mercado de trabalho , enquanto metade preferiam que fosse alvo apenas de algumas mudanças, diz o Le Figaro

Segundo o estudo Odoxa, Macron é um Presidente relativamente popular: 58% dos interpelados tem boa opinião dele. 

Outra sondagem, publicada na passada quarta-feira, já colocava Macron à frente da corrida para as legislativas, com uma subida de nove pontos percentuais em relação ao trabalho anterior. Realizado pelo instituto Ifop, o estudo dava ao partido do Presidente um total de 31% das intenções de voto.

Na análise dos resultados, o instituto avançava com algumas explicações. Por exemplo, defendia que Macron deverá contar nas legislativas com o apoio dos 12% de eleitores que na primeira volta das presidenciais votaram em Mélenchon, 18% dos que votaram em François Fillon e 28% dos que votaram em Benoît Hamon.

O centrista Macron venceu a segunda volta das presidenciais francesas, a 7 de Maio, conseguindo um total de 66,1% dos votos. Já Marine Le Pen perdeu com 33,9%.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários