Os americanos acreditam em notícias falsas 75% das vezes

Estudo revela que as pessoas que classificam o Facebook como principal fonte noticiosa têm maior probabilidade de serem enganados pelas notícias falsas.

Foto
Reuters/GARY CAMERON

Desde que o mundo foi surpreendido com a vitória de Donald Trump nas eleições norte-americanas que o tema das falsas notícias na Internet foi colocado em cima da mesa. O Facebook já prometeu ficar atento e o Papa Francisco veio lançar críticas aos media que espalham estas mesmas notícias.

Agora um estudo da Ipsos Public Affairs para a BuzzFeed News vem lançar novas luzes sobre o alcance deste tipo de publicações, nomeadamente nos EUA. Em concreto, os adultos americanos acreditam nas falsas notícias em 75% dos casos.

O estudo foi realizado entre dia 28 de Novembro e 1 de Dezembro tendo sido entrevistados 3015 adultos nos EUA, concluindo-se ainda que aqueles que classificam o Facebook como principal fonte noticiosa têm maior probabilidade de serem enganados pelas notícias falsas. Mais especificamente, os apoiantes do Partido Republicano acreditam também mais vezes nas notícias falsas, 84% das vezes, comparando com os democratas que se deixam enganar 71% das vezes.

O estudo dedicou também uma parte para identificar as fontes noticiosas principais dos americanos. Aqui, a CNN e a Fox News encabeçam a lista, em primeiro e segundo lugar respectivamente, sendo o Facebook a fechar o pódio, à frente o New York Times ou o Washington Post, que aparece em 7º lugar.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários