Obama abre conflito com Congresso ao vetar lei do 11 de Setembro

Senadores e congressistas prometem anular veto - o que acontecerá pela primeira vez nos dois mandatos deste Presidente.

Foto
No dia 11 passaram 15 anos do ataque terrorista que matou quase três mil pessoas AFP

Na recta final do seu segundo e último mandato como Presidente, Barack Obama abriu mais um conflito com o Congresso dos EUA ao vetar o projeto de lei que permite às vítimas dos ataques de 11 de Setembro de 2001 processar a Arábia Saudita, uma vez que vários dos terroristas eram desse país.

O diploma que tinha sido aprovado pelas duas câmaras permite ultrapassar uma lei que impede que se processe um Estado estrangeiro com o argumento que foram ataques terroristas em território nacional.

"Posso antecipar que o Presidente vai vetar o projeto de lei", tinha antecipado o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, na sexta-feira, antes do anuncio formal da decisão. Obama já tinha referido que estes processos poderão abrir um conflito diplomático entre os dois países, além de deixar vulneráveis os diplomatas e os militares americanos no estrangeiro. 

O diploma foi aprovado dois dias antes do 15.º aniversário dos ataques que mataram quase três mil pessoas  os terroristas desviaram aviões comerciais, que lançaram contra o World Trade Center de Nova Iorque, o Pentágono, em Washington, e um quarto terá sido despenhado depois dos passageiros terem enfrentado os sequestradores.

Espera-se, porém, que o Congresso se movimente rapidamente para anular o veto presidencial. Para isso será necessário o voto de dois terços dos senadores e representantes, o que à partida está garantido com o apoio de muitos democratas. Será a primeira vez que Senado e Câmara de Representantes anulam um veto a Obama, que sai da Casa Branca em Janeiro de 2017 depois de cumprir dois mandatos de quatro anos (as presidenciais são a 8 de Novembro).

O senador Chuck Schumer, um dos mais influentes senadores democratas e que pediu a Obama para ratificar a lei, já disse que o veto deverá ser "invertido rápida e eficazmente pelo Congresso". "As famílias do 11 de Setembro merecem ter a oportunidade de ir a tribunal, e as preocupações diplomáticas não deveriam impedir que essas famílias tenham direito à justiça", disse.

A votação pode ter lugar já na terça-feira. O líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell, fez saber que esta câmara vai agir "assim que seja possível".

No comunicado a explicar o veto, Barack Obama disse ter "profunda solidariedade" para com os familiares das vítimas do 11 de Setembro, mas que o projecto de lei "prejudicaria os interesses dos EUA" e poderia motivar acções judiciais contra os EUA ou cidadãos americanos. "Se alguns destes litigantes ganhassem processos baseados em leis estrangeiras aplicadas por tribunais estrangeiros , isso poderia levá-los a agir sobre o património americano no estrangeiro para pagarem as compensações exigidas por esses julgamentos, o que teria consequências financeiras de monta para o nosso país", disse Obama.

Quinze dos 19 terroristas eram sauditas. Há anos que as famílias das vítimas tentavam que fosse aprovada uma legislação que lhes permitisse responsabilizar a Arábia Saudita.

Riad fez forte oposição ao diploma – ameaçou vender de uma vez os 750 milhões de dólares em títulos do Tesouro americano, noticiou o jornal New York Times – apesar de nenhuma investigação ter encontrado provas da sua ligação aos ataques. Uma conclusão reafirmada em Julho, quando foram finalmente desclassificadas as últimas páginas do inquérito realizado em 2002.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sugerir correcção
Ler 2 comentários