Obama participa no seu primeiro acto público após deixar a Casa Branca

Ex-Presidente vai falar nesta segunda-feira em Chicago sobre a importância de os cidadãos serem activos na sociedade.

Foto
Reuters/JOHN GRESS

Barack Obama faz esta segunda-feira a sua primeira aparição pública desde que deixou a presidência dos Estados Unidos, apresentando um evento cívico na Universidade de Chicago.

O evento é aberto (mas tem número limite de bilhetes), vai juntar jovens líderes e estudantes para “uma conversa sobre a organização comunitária e o envolvimento cívico” dos jovens na comunidade. De acordo com o programa, este não será um evento político explícito.

Enquanto senador do estado de Illinois, Obama chegou a representar o bairro onde se localiza o campus da universidade, tendo desempenhado funções como a de professor de Direito na mesma universidade.

A última vez que o antigo Presidente dos Estados Unidos passou pelo campus universitário foi em 2016, no decorrer de um evento da Faculdade de Direito onde tentou nomear (sem sucesso) um substituto para Antonin Scalia no Supremo Tribunal.

“Este evento faz parte da pós-presidência de Obama para encorajar a próxima geração de líderes, motivados pela força de todas as comunidades pelo país e pelo mundo”, de acordo com o programa do evento. 

Rahm Emanuel, que foi chefe de gabinete na Casa Branca, durante o mandato de Obama, afirmou estar muito orgulhoso por o antigo Presidente ter escolhido Chicago para fazer o seu último discurso enquanto presidente e o primeiro após deixar a presidência.

Já Michael Pfleger, um activista norte-americano, afirmou que a frequente presença de Obama em Chicago pode ajudar a terceira maior cidade norte-americana a enfrentar os seus actuais problemas.

O ponto fulcral deste evento assenta nos jovens líderes, mas Obama vai falar também sobre as pessoas que o inspiraram a entrar no mundo da política. O último evento de Barack Obama em Chicago foi o seu discurso de despedida da presidência, onde salientou a importância de ser um cidadão activo na sociedade em defesa da democracia.

Desde que deixou a Casa Branca, Obama tem aproveitado para estar de férias, tendo viajado pela Caraíbas, pela Califórnia, pelas Ilhas Virgens britânicas e mais recentemente pelo Sul do Pacífico. O antigo Presidente dos EUA já começou tambem a trabalhar no seu livro de memórias.

Sugerir correcção
Comentar