Novos imigrantes poderão ser recambiados do Reino Unido

Autorização de permanência após a saída da União Europeia poderá ser apenas garantida a quem já vive no país.

Foto
David Davis será o responsável pelas negoicações com vista à saída do Reino Unido da UE OLI SCARFF/AFP

O Governo britânico não põe de lado a hipótese de estabelecer uma data limite para a entrada de imigrantes europeus, mas segundo o ministro responsável pelas negociações para a saída da União Europeia, David Davis, fazê-lo agora poderia levar a uma nova avalanche de entradas.

Em declarações publicadas neste domingo nos media britânicos, Davis admitiu que poderá não ser concedida autorização de residência aos novos imigrantes europeus que chegarem ao Reino Unido. Davis anunciou, por outro lado, que pretende negociar com os líderes europeus de modo a "assegurar uma solução generosa" para os imigrantes da UE que se encontram actualmente no Reino Unido e para os cidadãos britânicos na EU.

"Talvez tenhamos que definir que o direito à residência permanente apenas se aplica até antes de determinada data. Mas temos de lidar com esse assunto quando ele se colocar e não com base em especulações. E também temos que o fazer dentro da lei porque por agora ainda estamos na União Europeia”, afirmou.

O Reino Unido é o quinto país da Europa onde residem mais portugueses. No total, em Maio passado, estavam registados nos consulados de Portugal no Reino Unido 210.124 portugueses, segundo os números da Secretaria de Estado das Comunidades, que no entanto “estima que a comunidade tenha crescido substancialmente dado que o número de portugueses inscritos na Segurança Social britânica, em Dezembro de 2015, somou 234.850”. Entre 2013 e 2016, o número de inscritos nos consulados do Reino Unido aumentou 22,3%

Sugerir correcção
Ler 1 comentários