No dia da mulher, Temer elogiou a destreza feminina "no supermercado"

Presidente brasileiro criticado pela redução do papel da mulher à economia doméstica e responsabilidade na educação dos filhos.

Foto
As palavras do Presidente brasileiro não foram bem recebidas Reuters/ADRIANO MACHADO

"Na economia, também a mulher tem grande participação. Ninguém é mais capaz de indicar os desajustes de preço no supermercado do que a mulher.” As palavras são do Presidente brasileiro Michel Temer, que esta quarta-feira discursava a propósito do Dia Internacional da Mulher. Num discurso que pretendia realçar o papel das mulheres na sociedade, as palavras do Presidente foram recebidas com mais críticas do que elogios. É que para cada afirmação, logo o político limitava o papel feminino à gestão doméstica. “Ninguém é capaz de melhor detectar as flutuações económicas do que a mulher”, dizia, para acrescentar que esta gestão acontecia com base no “orçamento doméstico”, por exemplo.

O Presidente brasileiro, que chegou ao poder em substituição da primeira Presidente eleita no Brasil, Dilma Rousseff, considera que o crescimento das mulheres no mercado de trabalho acontecerá quando a economia o permitir. Temer conta apenas duas mulheres na liderança dos 28 ministérios do Governo brasileiro.

“Hoje, graças a Deus, as mulheres têm possibilidades de empregabilidade que não tinham no passado”, considerou. “Com a queda da inflação, dos juros, significa que, além de cuidar dos afazeres domésticos, terá um caminho cada vez mais longo para o emprego”, continuou, segundo o jornal espanhol El País

O discurso ocorre na mesma semana em que o Instituto de Pesquisa Económica Aplicada (IPEA) do Brasil divulgou dados que mostram que as mulheres brasileiras (por comparação com os homens brasileiros) não só trabalham mais (53,6 horas no lado das mulheres contra 46,1 horas do lado dos homens), como possuem uma escolaridade mais elevada, apesar de continuarem a receber menos.

O governante brasileiro elogiou a mulher, Marcela Temer – que discursou durante menos de dois minutos –, e o papel maternal na formação dos filhos. “Tenho convicção do quanto a mulher, pela minha criação, pela Marcela, faz pela casa, pelo lar, pelos filhos. Se a sociedade de alguma maneira vai bem e os filhos crescem, é porque tiveram uma adequada formação em suas casas e, seguramente, isso quem faz não é o homem, é a mulher”, afirmou.

De facto, 90% das mulheres brasileiras dizem realizar tarefas domésticas, com apenas 50% dos homens a assumirem as mesmas responsabilidades em casa. No entanto, o discurso do Presidente brasileiro pareceu desvalorizar as assimetrias entre homens e mulheres, adoptando um discurso que não foi bem recebido por muitos brasileiros.

"A responsabilidade feminina pelo trabalho de cuidado ainda continua impedindo que muitas mulheres entrem no mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, aquelas que entram no mercado continuam respondendo pelas tarefas de cuidado, tarefas domésticas”, assinalou uma das investigadoras envolvidas no estudo do IPEA. Natália Fontoura destacou ainda que a taxa de participação das mulheres no mercado de trabalho aumentou substancialmente entre as décadas de 1960 e 1980, mas acabou por estagnar nos últimos 20 anos.

 As palavras de Temer foram recebidas com críticas não só nas redes sociais, mas também no plenário da Câmara dos Deputados. Em discurso de homenagem às mulheres, o deputado Marco Maia (PT-RS) criticou a declaração do Presidente, considerando que ele atribui à mulher "um papel reduzido na sociedade".

Temer não foi o único Presidente a ser criticado pelas declarações neste dia. O Presidente norte-americano, Donald Trump, assinalou o Dia Internacional da Mulher em menos de 140 caracteres, através da conta no Twitter. “Tenho um tremendo respeito pelas mulheres e pelos papéis que assumem, vitais para o tecido da nossa sociedade e economia”, declarou.

Não demorou até que outros utilizadores da rede social recuperassem antigas declarações do líder dos EUA sobre o universo feminino, naquela mesma conta. O programa norte-americano The Daily Show elegeu três momentos. A 25 de Janeiro de 2015, por exemplo, Trump dizia que "não gostava de ver as mulheres no Exército".

Em Portugal, a mensagem do site de venda de automóveis StandVirtual a assinalar o dia também foi merecedora de algumas críticas. Na sua página de Facebook, a empresa partilhou uma imagem que promove automóveis com sensores de estacionamento.

Sugerir correcção
Ler 11 comentários