Nicolás Maduro recebido com ovos em San Félix

Presidente da Venezuela surgiu em público pela primeira vez desde o início da actual vaga de contestação.

Foto
Nicolás Maduro em San Félix, na terça-feira Reuters

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, teve que abandonar um acto público na terça-feira à noite, quando a população começou a arremaçar contra ele objectos e ovos. Era a primeira vez que surgia em público desde o início desta vaga de contestação, aberta depois de o Supremo Tribunal ter tentado destituir o Parlamento, dominado pela oposição.

Maduro deslocou-se ao Sul da Venezuela para celebrar o bicentenário da batalha de San Félix, que em 1817 libertou a região de Guayana do domínio espanhol. A cidade de San Félix (e o estado de Bolívar) é, por tradição, um bastão chavista.

Porém, relata o correspondente do jornal espanhol El País em Caracas, a cerimónia que estava a ser transmitida pela televisão, foi interrompida quando os projécteis começaram a voar em direcção ao chefe de Estado. Há vídeos a circular na Internet que mostam o que se passou e nele ouvem-se palavras de ordem contra Nicolás Maduro.

Há notícias sobre a detenção de cinco pessoas, duas delas menores, mas a informação não foi confirmada oficialmente.

Já em Setembro do ano passado, quando visitava Vila Rosa, Maduro foi cercado por um grupo de pessoas que se manifestavam contra o seu governo, tendo sido forçado a abandonar o local. Vídeos do sucedido foram publicados no site Reporte Confidencial, cujo director, Bráulio Jatar, foi detido (permanece na prisão).

A oposição continua a manter os protestos nas ruas, com acções marcadas para todos os dias e apelou aos cidadãos para não deixarem morrer a contestação durante a Páscoa. Para o dia 19 de Abril foi marcado um protesto nacional a que foi dado o nome de "mãe de todas as manifestações".

Sugerir correcção
Ler 27 comentários