NBC compra a Euronews por 30 milhões de dólares

Órgão de comunicação europeu passa a chamar-se Euronews NBC.

Foto
Wikipedia

O canal norte-americano NBC adquiriu 25% do órgão europeu Euronews, que altera o nome para Euronews NBC, desembolsando quase 30 milhões de dólares (cerca de 28 milhões de euros).

A notícia é avançada pelo New York Times esta terça-feira, citando fontes não identificadas, acrescentando que a operação traduz a intenção da NBC em expandir-se para o mercado internacional, competindo assim com a CNN, o canal americano com maior expressão fora dos Estados Unidos. A agência Reuters, por seu lado, cita também fontes próximas ao processo para dizer que a NBC irá adquirir uma participação entre os 15% e os 30% do órgão europeu.

A Euronews, fundada em 1993, conta com mais de 400 jornalistas e é emitida em 13 línguas. O jornal norte-americano acrescenta que a Euronews chega a 277 milhões de espectadores na Europa, em África e no Médio Oriente, mas que as audiências são relativamente baixas.

O Politico sublinha ainda que a compra surge no mesmo dia em que a Comissão Europeia assinou um acordo de quatro anos para continuar o financiamento da Euronews, estendendo o vínculo de 2018 até 2022.

O New York Times dá ainda conta de algumas mudanças na administração da NBC. Noah Oppenheim, até agora responsável pelo programa Today, passa a liderar a divisão noticiosa do canal, a NBC News, substituindo Deborah Turness – que, por sua vez, se torna presidente da NBC News International, onde fará a ligação entre a secção internacional da estação americana e a Euronews.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários