Nasceu Justin Trudeau, filho dos sírios Muhammad e Afraa

Casal de refugiados decidiu homenagear o primeiro-ministro do Canadá e escolheu os seus nomes para dar ao terceiro filho, que nasceu esta semana em Calgary.

Foto
O Justin Trudeau primeiro-ministro do Canadá Philippe Huguen/Reuters

Os agradecimentos chegam em várias formas, e uma das mais comuns é a homenagem através dos nomes que se dão aos filhos. No Canadá, uma família de refugiados sírios decidiu agradecer a segunda oportunidade que o país lhes deu, e na quinta-feira passada nem hesitaram quando nasceu o terceiro filho – Justin Trudeau Adam Bilan.

“Ele é um homem muito bom. Ajudou-nos muito. Isto é um pequeno agradecimento pelo facto de nos ter trazido para o Canadá. Queremos agradecer-lhe a ele e a todo o povo canadiano”, disse à BBC Afraa Bilan, mãe do Justin Trudeau sírio.

O seu homónimo canadiano é o primeiro-ministro do país, que se tem destacado pelas mensagens públicas e políticas de apoio à entrada de refugiados – correram mundo as imagens de Trudeau a receber crianças sírias, e uma mensagem de boas-vindas a todos os refugiados partilhada nas redes sociais logo após a decisão do Presidente norte-americano, Donald Trump, ter decidido reforçar o escrutínio à entrada de cidadãos de países de maioria muçulmana.

Afraa Bilan e o marido, Muhammad, moravam em Damasco e chegaram ao Canadá em Fevereiro do ano passado, com os dois filhos, Naya e Nael. Entraram em Montreal no pico do Inverno, e não foram uma das famílias que Justin Trudeau recebeu pessoalmente.

Depois de Montreal, a família foi instalada em Calgary, onde na quinta-feira nasceu o terceiro filho, Justin Trudeau Adam Bilan. O pai, Muhammad Bilan, tem 29 anos e era barbeiro em Damasco, mas um dia foi detido pelo Exército sírio – temendo ser detido uma segunda vez, decidiu aproveitar a oportunidade concedida pelo primeiro-ministro canadiano logo após a sua vitória nas eleições de 2015 e partiu com a família para o Candá.

“O Canadá é muito mais seguro. Não há guerra, nada. É tudo diferente, tudo bom. Nada que se pareça com a Síria”, disse Afraa Bilan à BBC. Depois de um período inicial de adaptação, ela e o marido estão integrados e ambos falam inglês – Muhammad trabalha agora num minimercado.

Esta é a segunda vez que um casal de refugiados sírios dá o nome Justin a um filho, mas o primeiro casal ficou-se pelo primeiro nome – o bebé que nasceu em Favereiro chama-se Justin, mas o filho de Muhammad e Afraa Bilan teve direito a um mais completo Justin Trudeau.

Sugerir correcção
Comentar