Motim em prisão mexicana causa 52 mortos

Confronto entre uma facção do gang Los Zetas e um gang rival é um dos mais graves dos últimos tempos.

Foto
Familiares dos reclusos protestaram nas imediações da prisão Julio Cesar Aguilar / AFP

Um confronto entre gangs rivais ligados ao tráfico de droga matou 52 pessoas e deixou 12 feridas numa prisão da cidade de Monterrey, no Nordeste do México, num dos incidentes mais graves dos últimos tempos, segundo informações das autoridades mexicanas à Reuters.

Os confrontos entre uma facção do gang Los Zetas e outro gang rival começaram por volta da meia-noite de quinta-feira em duas áreas da prisão de Topo Chico, segundo o governador do estado de Nuevo Leon, Jaime Rodríguez. “Durante o confronto, vários prisioneiros atearam fogo ao armazenamento de alimentos da prisão e aos dormitórios”, declarou. Rodriguez afirmou ainda que a situação já está sob controlo e que nenhum dos reclusos fugiu da prisão.

A televisão mexicana Milenio TV informou que familiares de alguns prisioneiros que estavam no interior das instalações da prisão, em visitas conjugais, tinham visto alguns reclusos com queimaduras. Segundo o governador do estado de Nuevo Leon à Reuters, as áreas da prisão onde se encontram mulheres e reclusos mais idosos estavam calmas e nenhuma mulher ou criança ficou ferida.

Imagens televisivas mostram que à porta da prisão concentraram-se familiares de alguns dos prisioneiros, preocupados com o sucedido. A situação foi de alguma tensão, com alguns dos familiares dos reclusos a forçarem as portas da prisão, atacando a polícia de choque com madeira e pedras.

Os confrontos entre gangs rivais nas prisões mexicanas sobrelotadas são frequentes. Em 2012, pelo menos 44 reclusos morreram numa outra prisão de Nuevo Leon, quando membros de Los Zetas planearam com os guardas prisionais uma fuga. Em 2013, pelo menos 13 pessoas foram mortas e 65 ficaram feridas num motim relacionado com a violência entre gangs no estado central de San Luis Potosí.

Este incidente surge na véspera da visita do Papa Francisco ao México. Para a próxima semana está prevista a sua visita a uma prisão em Juárez, naquela que já foi considerada uma das cidades mais violentas do mundo.

Sugerir correcção
Comentar