Mossack Fonseca fecha filiais em Jersey, Ilha de Man e Gibraltar

Empresa envolvida nos Panama Papers justifica decisão com necessidade de "consolidar" rede de escritórios.

Foto
REUTERS/Wolfgang Rattay

A Mossack Fonseca, escritório de advogados que está no centro do escândalo do Panama Papers, anunciou que vai encerrar sucursais em Jersey (ilha no canal da Mancha), Ilha de Man e Gibraltar, território com administração britânica.

O anúncio foi feito no Twitter pela própria empresa que garante, no entanto, que continuará a servir “todos” os seus clientes. “A decisão foi tomada com pesar, já que a Mossack Fonseca está presente nestes locais há mais de 20 anos”, escreveu, noutro tweet, a empresa que tem sede no Panamá.

O encerramento das operações naqueles locais é justificado com a necessidade de “consolidar a rede de escritórios” da empresa, mas acontece oito semanas depois de ser conhecido o escândalo das offshores que envolve políticos e empresários de todo o mundo.

O caso resultou de uma investigação de um consórcio internacional de jornalistas, a partir de uma fuga de informação de milhares de documentos internos da empresa e que começaram a ser publicados pelo jornal Suddeutsche Zeitung. As revelações apontam para a possibilidade de estarem associados às offshores os crimes de evasão fiscal e de lavagem de dinheiro, entre outros.  

Sugerir correcção
Comentar