Morreu o activista e político Tom Hayden

O autor do manifesto estudantil The Port Huron Statement, na década de 1960, morreu na Califónia, EUA. Tinha 76 anos.

Foto
Tom Hayden, activista e político faleceu este domingo aos76 anos. Beatrice de Gea/Los Angeles Times

O activista e político norte-americano Tom Hayden morreu aos 76 anos, em Santa Mónica, na Califórnia, EUA, vítima de doença prolongada. A notícia foi dada na conta de Twitter do activista, neste domingo, onde se agradecia ao público as condolências enviadas.

 

 

Foi também através do Twitter que Eric Garcetti, presidente de câmara de Los Angeles, lembrou o "gigante político e o querido amigo” como um homem que “lutou duramente pelo que acreditava”.

 

 

Hayden lutou contra a guerra do Vietname e em defesa do movimento pelos direitos cívicos, na década de 1960. Foi autor de um manifesto estudantil, The Port Huron Statement, que se tornou no “fundamento ideológico” para manifestações contra a guerra, escreve o jornal Los Angeles Times.

Iniciou a sua carreira política em 1982, ao ser eleito para a Assembleia do estado da Califórnia e, passados dez anos, foi para o Senado norte-americano. Entre 1973 e 1990 esteve casado com a actriz Jane Fonda, também ela uma importante activista, com quem teve dois filhos. Tom Hayden escreveu mais de 20 livros.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários