Morreram gémeos siameses que nasceram em cidade cercada na Síria

Com apenas um mês de vida, as crianças não resistiram a uma crise cardíaca. Aguardavam transferência para o estrangeiro para serem operados.

Foto
Os dois gémeos morreram depois de uma falha cardíaca Crescente Vermelho

Os gémeos siameses sírios nascidos há cerca de um mês num subúrbio de Damasco morreram quarta-feira, de uma crise cardíaca, enquanto aguardavam autorização para viajarem e serem tratados.

Nawras e Moaz Hasash tinham nascido a 23 de Julho em Douma, uma cidade controlada pelos rebeldes na região de Ghouta, a Nordeste da capital síria, com os corações ligados. A situação de saúde dos dois gémeos despertou grandes preocupações e multiplicaram-se os apelos para que os recém-nascidos fossem transportados de urgência para o Líbano, onde poderiam ter acesso a cuidados de saúde.

Douma está totalmente cercada pelas forças sírias há já dois anos e a escassez de água impede que sejam tenham acesso aos cuidados mínimos de saúde.

Foi lançado um apelo internacional para que as crianças fossem operadas no estrangeiro. O cirurgião português António Gentil Martins ofereceu-se para separar Nawras e Moaz.

A 12 de Agosto, os gémeos foram evacuados para um hospital em Damasco, na zona controlada pelo Governo sírio. Porém, os dois recém-nascidos não resistiram a uma crise cardíaca e acabaram por morrer esta quarta-feira.

As organizações não-governamentais acusaram o Governo sírio de ter demorado demasiado tempo a emitir autorizações de viagem, adiando o tratamento dos meninos. “A morte trágica destas duas almas corajosas poderia ter sido facilmente evitada. Isto é inaceitável”, disse o presidente da Sociedade Médica Sírio-Americana, Ahmad Tarakji.

Mohamed Katoub, responsável da mesma organização e o organizador da campanha em torno dos gémeos, responsabiliza directamente o Governo. “Tínhamos todos os detalhes do plano de evacuação das crianças, mas a única coisa que faltava era a autorização do ministro dos Negócios Estrangeiros”, afirmou Katoub, citado pelo Middle East Eye“Este caso é um exemplo que como a comunidade internacional e o mundo humanitário falharam às crianças da Síria”, acrescentou.

Contudo, uma versão diferente é apresentada pelo Crescente Vermelho, que garante que “todas as aprovações formais de viagem foram assinadas”, mas que o atraso se ficou a dever às “más condições de saúde” das crianças.

De acordo com o Crescente Vermelho, os gémeos estavam “sob cuidados intensivos” quando foram registados e tinham “passaportes emitidos para si e para os seus acompanhantes”. O Hospital Bambino Gesù, em Roma, já se tinha comprometido a receber e tratar os recém-nascidos, acrescenta a mesma organização.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários