Moody’s alerta para efeitos negativos de tensão na Catalunha

Tanto Espanha como Catalunha teriam a perder em caso de separação, diz a agência de rating.

Foto
Manifestante pela independência da Catalunha Susana Vera/REUTERS

A agência de notação financeira Moody’s avisou, esta segunda-feira, para o risco negativo para a avaliação de risco de crédito do aumento de tensão entre Madrid e Catalunha.

Uma hipotética independência da Catalunha, que marcou para 1 de Outubro um referendo - considerado inconstitucional pelo Executivo nacional -, “debilitaria a fortaleza económica do país”, e as consequências sentir-se-iam na avaliação de risco quer de Espanha, quer da Catalunha.

A Moody’s nota o peso económico e demográfico da Catalunha no país, “já que contribui aproximadamente 19% do PIB espanhol e representa 16% da sua população, com um PIB per capita superior à média nacional”.

A perspectiva da Moody’s é que uma separação teria também efeitos negativos na economia catalã, mencionando que a Generalitat recebeu 68 mil milhões de Madrid (sobretudo através do Fundo de Liquidez Autonómica), o que representa cerca de 70% da dívida total da Catalunha.

A agência deverá decidir no próximo dia 20 de Outubro se Espanha se mantém no nível Baa2 ("risco de crédito moderado", o 9º lugar da escala de 21) ou se recuperaria para um grau mais próximo do A.

Já a Catalunha está neste momento no escalão Ba3 (“qualidade questionável”, o 13º na escala), e a reavaliação poderia atirar a região mesmo para o nível de classificação de divida de “alto risco” dentro da categoria “lixo”.

Apesar do alerta, a Moody’s considera que a Catalunha se manterá parte de Espanha, ainda que questione se haverá alterações no tipo de relação tanto política como comercial entre ambas. 

Sugerir correcção
Ler 2 comentários