Míssil testado pela Coreia do Norte é "novo e capaz de transportar ogiva nuclear"

Coreia do Sul diz que este novo míssil parece ter capacidade para saír e reentrar na atmosfera, o que é essencial para o desenvolvimento de mísseis balísticos inter-continentais.

Foto
No crescendo de tensões, o objectivo da Coreia do Norte pode ser desenvolver um míssil balístico que consiga alcançar os Estados Unidos Reuters/Denis Balibouse

A Coreia do Norte anunciou que o míssil que testou no sábado é de um novo tipo e capaz de transportar uma ogiva nuclear de grande potência. O míssil, lançado num ângulo quase na vertical, alcançou a altitude de dois quilómetros e viajou 700 quilómetros, caindo no mar ao largo do Japão.

Segundo a agência de notícias oficial norte-coreana, a KCNA, o lançamento foi feito para testar detalhes "tácticos e tecnológicos" de "um novo míssil balístico".

O Governo da Coreia do Sul disse, ontem, que os seus militares não podiam confirmar os dados de Pyongyang. Porém, sublinhou que o míssil parecia ter a capacidade de sair e entrar na atmosfera, o que é crucial para o desenvolvimento de mísseis balísticos inter-continentais.

O lançamento foi feito a partir de Kusong, região a Noroeste da capital norte-coreana, Pyongyang, de onde já tinham sido lançados outros mísseis de médio alcance. Há duas semanas, tinha sido realizado um outro teste falhado — o míssil voou apenas alguns minutos.

"Se as informações acerca deste teste estão correctas, este míssil tem um alcance consideravelmente superior ao arsenal usado até agora" pela Coreia do Norte, disse  ao jornal britânico The Guardian David Wright, do Global Security Programme do Union of Concerned Scientists.

O lançamento de sábado, e as dúvidas sobre o tipo de míssil testado, levaram os Estados Unidos e o Japão a pediram uma reunião, hoje em Nova Iorque, do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

O número de testes já realizados este ano pelo regime da Coreia do Norte — liderado por Kim Jong-un, que segundo a KCNA assistiu ao lançamento de sábado —, todos violando as determinações da ONU, criaram um clima de grande tensão na região.

 

 

Sugerir correcção
Comentar