Ministro da Defesa João Lourenço nomeado novo vice-presidente do MPLA

General João Lourenço foi secretário-geral do partido, pasta que Paulo Kassoma assume agora

Foto
O MPLA, que reuniu em Congresso na semana passada, anunciou a recomposição do seu comité central REUTERS/Herculano Coroado

Tal como alguns comentadores previam, o ministro da Defesa, João Lourenço foi nomeado vice-presidente do MPLA, o partido no poder em Angola desde a independênica. Paulo Kassoma, que foi primeiro-ministro entre 2008 e 2010, ex governador da província do Huambo e presidente da Assembleia Nacional assume a pasta de secretário-geral, segundo a escolha do Comité Central do MPLA, que se reuniu em Congresso a semana passada. 

O general João Lourenço, segundo o Novo Jornal, deverá abandonar o cargo de ministro para ser o número dois do presidente, José Eduardo dos Santos, que está no órgão máximo de poder em Angola há 37 anos. Lourenço foi secretário-geral do MPLA e vice-presidente da Assembleia Nacional entre 2008 e 2014. Agora assume o cargo que pertencia a Roberto António de Almeida, que já tinha anunciado a retirada. Kassoma substitui Dino Matross.

Este fim-de-semana, José Eduardo dos Santos foi reeleito líder do MPLA com 99,6% dos votos - 2543 a favor, cinco contra e cinco abstenções. A nova composição do Comité Central do partido, alargado de 331 para 363, foi também aprovada, com 2511 votos a favor, 37 contra e sete abstenções.

O Comité Central passou a integrar dois filhos do Presidente, Welwistchea "Tchizé" dos Santos, e José Filomeno dos Santos (conhecido por "Zénu" e presidente do Fundo Soberano de Angola, que gere cinco mil milhões de dólares).

 

 

Sugerir correcção
Comentar