Michael Gove "trai" Boris Johnson com entrada na corrida à liderança dos tories

Ministra da Justiça era visto como o principal apoiante do antigo mayor de Londres na corrida à sucessão de David Cameron. Theresa May também já formalizou candidatura.

Foto
Os dois líderes da campanha pela saída da UE no dia em que venceram o referendo. A aliança resistiu uma semana Stefan Rousseau/Reuters

Michael Gove, ministro da Justiça britânico e um dos líderes da campanha pela saída da União Europeia, anunciou a sua candidatura à liderança do Partido Conservador. A movimentação de última hora é vista como um golpe para as aspirações de Boris Johnson, o antigo mayor de Londres que todos acreditavam ter o apoio de Gove.

O comunicado de Gove foi emitido à mesma hora em que Theresa May, a actual ministra do Interior e outra das favoritas à sucessão de David Cameron, fazia o discurso de apresentação da sua candidatura. Mas a farpa mais afiada é dirigida para Johnson, de quem Gove foi sempre escudeiro durante a campanha.

“Disse repetidamente que não queria ser primeiro-ministro. Foi sempre essa a minha posição. Mas os acontecimentos desde a passada quinta-feira tiveram um forte impacto em mim”, começa por declarar Gove, afirmando que “respeita e admira” todos os candidatos nesta corrida. “Em particular, queria integrar uma equipa de apoio a Boris Johnson, para que um dos políticos que fez campanha pela saída da UE nos liderasse em direcção a um futuro melhor. Mas cheguei, relutantemente, à conclusão de que Boris não pode dar a liderança ou construir a equipa para a tarefa que temos pela frente.”

Os interessados em suceder a Cameron têm até ao meio-dia desta quinta-feira para apresentar a sua candidatura. Boris Johnson deverá formalizar a sua candidatura num discurso agendado para o final da manhã, juntando-se a May e a Gove. Além destes três altos dirigentes do Partido Conservador, estão na corrida a actual secretária da Energia, Andrea Leadsom, que foi também uma das principais figuras da campanha pela saída da UE e o ministro da Segurança Social, Stephen Crabb.

Sugerir correcção
Comentar