Merkel e o "ataque terrorista": culpados serão "duramente punidos"

Chefe do Governo alemão diz que será particularmente repugnante se se descobrir que autor do atentado era refugiado.

Foto
Angela Merkel diz-se horrorizada com o que sucedeu em Berlim AFP/JOHN MACDOUGALL

A chanceler alemã, Angela Merkel, assumiu esta terça-feira de manhã que o mercado de Natal de Berlim foi alvo de "um ataque terrorista" e disse que os culpados serão punidos tão severamente quanto a lei o permita.

“Temos de assumir que foi um ataque terrorista”, declarou a governante, numa curta declaração sobre os acontecimentos de segunda-feira. “Este indizível acto será punido tão severamente quanto a lei permita”. Angela Merkel, que visitará na tarde desta terça-feira o local onde foram mortas pelo menos 12 pessoas e feridas outras 48, para prestar homenagem à vítimas, mostrou-se horrorizada. “Como podemos lidar com isto? - pergunto eu e perguntam milhões de pessoas. Não queremos viver assim, de forma a que o medo nos roube a liberdade”.

A chefe do Governo admite que será especialmente duro se se confirmar que o autor destes crimes pediu a protecção do Estado alemão ao abrigo do estatuto de refugiado: “Seria particularmente repugnante para muitos alemães que se dedicaram, dia após dia, a ajudar os refugiados, e também para muitas pessoas que precisam de facto da nossa protecção e tentam integrar-se no nosso país”.

“Com a informação que temos, devemos assumir que se tratou de um ataque terrorista”, continuou a chanceler. “Não queremos permitir-nos ficar paralisados pelo terror, mas pode ser difícil arranjar forças para continuar a viver a vida como a queremos viver na Alemanha – em liberdade, com abertura e em comunidade”. A governante informou ainda que muitos dos 48 feridos não estão fora de perigo, continuando a lutar pela vida. E acrescentou que a Alemanha está com eles e com as famílias das vítimas mortais: "O país está convosco neste momento de profunda tristeza."

Sugerir correcção
Comentar