May antecipa eleições para negociar “Brexit” nos seus termos

Grande vantagem dos conservadores nas sondagens tornou-se demasiado tentadora para a primeira-ministra britânica. Europeus esperam que eleições tragam "maior clareza às negociações" do "Brexit'.

Foto
May diz que os britânicos terão de escolher “entre uma liderança forte e estável” ou “uma coligação fraca" Andy Rain/EPA

Theresa May tornou-se especialista em jogadas de antecipação que surpreendem os adversários com factos consumados e lhes reduzem a margem de manobra. Mas nem mesmo os mais avisados esperavam que, sem qualquer aviso prévio, a primeira-ministra britânica viesse esta terça-feira à porta de Downing Street anunciar aquilo que sempre disse que não iria fazer – propor eleições antecipadas para 8 de Junho, a fim de garantir que tem um mandato para concretizar o “Brexit” segundo os seus próprios termos. As sondagens – as mesmas que falharam nas últimas legislativas – acenam-lhe com uma vitória retumbante sobre a oposição trabalhista, liderada por um impopular Jeremy Corbyn.

Não fosse este recuo e May, que tomou o lugar de David Cameron após a derrota no referendo à permanência na União Europeia, tornar-se-ia em 2020 (o ano em que terminaria a actual legislatura) a chefe de Governo mais tempo em funções sem ter sido eleita desde que Winston Churchill liderou o Reino Unido durante a II Guerra Mundial, notou o Financial Times. E essa falta de mandato popular era um dos argumentos mais vezes usados pelos que criticam os seus planos para um “hard Brexit”, como se tornou conhecida a opção por uma saída total de todos os mecanismos ligados à União Europeia, incluindo o mercado único europeu.

Mas desde que chegou a Downing Street a líder conservadora assegurou que pretendia cumprir a legislatura até ao fim – mesmo que com uma maioria de deputados contra o “Brexit” e um programa de governo proposto pelo seu antecessor – alegando que o país precisava de estabilidade e que a sua missão era cumprir o desejo expresso pela maioria dos eleitores no referendo de Junho passado.

Na declaração ao país, anunciada apenas com uma hora de antecedência, May não escondeu que mudou de opinião, mas culpou os partidos da oposição por esta viragem “recente” e “relutante”, acusando-os, juntamente com “os membros não eleitos da Câmara dos Lordes”, de não terem desistido de barrar o caminho ao “Brexit” e, com isso, enfraquecerem a posição do Governo nas negociações com Bruxelas. “Neste momento de enorme significado nacional deveria haver unidade em Westminster, mas em vez disso há divisão. O país está a unir-se, mas Westminster não”, afirmou, sem mencionar que há pouco mais de um mês o Parlamento acabou por aprovar, sem qualquer alteração, a lei que a autorizou a desencadear o processo para a saída da UE.  

Sondagens favoráveis

Na declaração, a primeira-ministra britânica não mencionou as sondagens que tornaram demasiado tentador o cenário de legislativas antecipadas. Mas deixou claro que o seu objectivo é aumentar a maioria conservadora no Parlamento, onde actualmente dispõe de apenas mais 17 deputados do que a oposição – uma diferença que a deixava exposta a revoltas tanto dos eurocépticos como da ala pró-europeia, dificultando-lhe os compromissos a que será obrigada a fazer para chegar a acordo com a UE.

“Cada voto nos conservadores dificultará a vida dos políticos da oposição que querem impedir-me de fazer o que é preciso”, afirmou, dizendo que os britânicos terão de escolher “entre uma liderança forte e estável” ou “uma coligação fraca e instável liderada por Jeremy Corbyn” – uma alfinetada nada subtil ao descalabro do Labour nas sondagens.

As últimas sondagens atribuem aos conservadores uma vantagem a rondar os 20 pontos percentuais, comparável já à que Margaret Thatcher gozava antes da vitória esmagadora nas legislativas de 1983, sublinhou a BBC. O líder trabalhista, reeleito em Setembro depois de uma revolta da esmagadora maioria dos deputados, obtém ainda pior avaliação do que o partido – um estudo do YouGov indicava que apenas 14% dos britânicos o prefeririam como chefe do Governo.

PÚBLICO -
Aumentar

“Theresa May virou a democracia contra si própria”, escreveu a colunista do Guardian Anne Perkins, dando como “quase certo” que a primeira-ministra “conseguirá a enorme maioria que lhe permitirá gerir as negociações como bem entende”, sem ter de prestar contas aos 48% que votaram contra o “Brexit”. John Curtice, especialista em comportamento eleitoral, é menos taxativo, sublinhando que, ao centrar a campanha na sua visão do “Brexit”, May arrisca-se a alienar os eleitores conservadores descontentes com os seus planos para a saída do mercado único a qualquer preço. Ainda assim, diz, “a oposição está ainda mais dividida sobre o assunto e ela está provavelmente a apostar que, enquanto o ‘Brexit’ for o assunto central, o Labour não seja capaz de se apresentar como alternativa credível”.

PÚBLICO -
Aumentar

Europa à espera

A oposição denunciou em uníssono a viragem “cínica e oportunista” da líder conservadora. “Esta eleição é o resultado do total fracasso de Theresa May para construir um consenso nacional”, afirmou Keith Starmer, porta-voz do Labour para o “Brexit”, assegurando que “o país está mais dividido do que nunca”. Nicola Sturgeon, líder do governo autónomo escocês, acusou a líder conservadora de “ter posto de novo o interesse do seu partido à frente do do país” e avisou que os nacionalistas escoceses querem “reforçar o mandato democrático” para realizar um segundo referendo à independência.

Ambos anunciaram, porém, que vão aprovar a antecipação das eleições na votação prevista para esta quarta-feira (desde 2010 que a legislatura só pode ser encurtada mediante o apoio de dois terços dos deputados). E os liberais-democratas, que depois de terem sido esmagados em 2015, querem tornar-se a formação dos 48% que votaram contra o “Brexit”, anunciaram que nas horas seguintes ao anúncio de May ganharam 2500 novos militantes.

Na UE, as reacções foram prudentes, com Bruxelas a garantir que “nada muda” no calendário das negociações, que se previa já começarem no início de Junho e a convicção generalizada é a de que, liberta da pressão eleitoral, May terá mais margem de manobra para negociar quer a saída, quer um acordo de transição. “Esperamos que as novas eleições possam contribuir para uma maior clareza e responsabilidade nas negociações com a UE”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Sigmar Gabriel.

Uma vitória dos conservadores na linha do que prevêem as sondagens “matará a ideia de um segundo referendo e encerrará a discussão sobre se os eleitores deram ou não o seu consentimento à saída do mercado único”, escreveu Matthew d’Ancona no Guardian, para quem a primeira-ministra fez a “escolha inteligente”. As eleições, acrescenta o comentador, “serão um veredicto sobre May, sobre a sua versão do ‘Brexit’ e sobre a sua visão para o país”. “Nunca pensei ter pena de Jeremy Corbyn, mas hoje tenho.” 

Sugerir correcção
Ler 11 comentários