Detido alegado líder de célula de recrutamento do Daesh em Espanha

O suspeito é acusado de recrutar jovens, que eram depois enviados para a Turquia e treinados para atacar cidades europeias.

Foto
O homem estaria a recrutar jovens desde 2010 Reuters/ALAA AL-MARJANI

As autoridades espanholas detiveram um homem marroquino, suspeito de liderar uma célula militar islâmica dedicada ao recrutamento de voluntários para viajar para a Turquia, ao serviço do Daesh. A informação foi avançada esta segunda-feira pelo ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol, cita a agência Reuters.

O homem, que tinha residência em Espanha, foi interceptado no norte da cidade de San Sebastián. Descrito como um membro activo no recrutamento de jovens em risco de exclusão social, estaria a aliciar pessoalmente jovens “facilmente influenciados e emocionalmente instáveis, e tirava partido da sua posição de professor de boxe para conquistar a confiança dos mesmos”, conta o ministro espanhol.

O suspeito recrutaria ainda jovens através da Internet. O processo de recrutamento teria começado em 2010. Os jovens recrutados eram posteriormente enviados para a Turquia, onde eram treinados e recebiam instruções para potenciais ataques na Europa.

Dois outros membros da mesma célula já tinham sido detidos, incluindo o seu antigo colega de quarto, acrescentou o ministro. Os dois membros foram detidos respectivamente em Marrocos e Estrasburgo, França, em Novembro do ano passado.

Desde 2015, data em que o governo espanhol aumentou o alerta de segurança para um nível abaixo do máximo que 181 pessoas com alegadas ligações aos terroristas do Daesh foram detidas.

Sugerir correcção
Comentar