Manchester: carro apreendido tem “provas significativas” de ligação ao ataque

Autoridades acreditam que Abedi fez várias viagens com o veículo, transportando os objectos com que construiu a bomba que explodiu no final do concerto de Ariana Grande.

Foto
O carro tinha sido encontrado pela polícia na sexta-feira Reuters/ANDREW YATES

Os exames forenses realizados a um carro apreendido pela polícia de Manchester revelaram “provas significativas” de ligações ao ataque de 22 de Maio naquela cidade inglesa. A viatura tinha sido identificada pela polícia britânica na sexta-feira, e foi desde logo submetida a investigações pelas autoridades.

A polícia tem investigado os passos de Salman Abedi, o bombista-suicida que matou 22 pessoas no final de um concerto da cantora norte-americana Ariana Grande.

Trata-se de um Nissan Micra, de cor branca, que foi encontrado com uma mala vermelha e azul lá dentro. A polícia de Manchester acredita que Abedi fez várias viagens com o veículo entre 18 e 22 e Maio, dia do ataque. “Acreditamos que ele transportava objectos armazenados no carro para ajudar a construir o dispositivo explosivo”, escreveu a polícia num comunicado.

“Sabemos que Abedi comprou algumas peças para o dispositivo depois de aterrar no Reino Unido e, embora tenha agido sozinho naquela noite, não significa que não tenha tido apoio no planeamento do ataque”, revela ainda o comunicado. 

As autoridades apelam ainda aos cidadãos que possam ter informações sobre o carro ou viagens que este realizou para se dirigirem à polícia e colaborarem na investigação.

ataque na Manchester Arena foi o mais mortal no país desde 2005, quando 52 pessoas foram mortas numa série de atentados nos transportes de Londres.

Sugerir correcção
Comentar