Macron: "Num ano, mudámos a face da vida política francesa"

Algumas frases do discurso de vitória de Emmanuel Macron.

Foto
Reuters/BENOIT TESSIER

"Aqui vamos nós. O nosso país está em tempos sem precedentes. A resposta foi brilhante de um voto massivo. O povo levou-me à segunda volta", disse Macron, no seu discurso de vitória, após a primeira volta das eleições francesas.

"Estou honrado, quero aproveitar esta oportunidade para apresentar o meu cumprimento a todos os candidatos" (e cita-os, um a um, tirando Le Pen). "Percebo que os que os apoiaram estão desapontados. Alguns disseram já que irão votar em mim na segunda volta. Agradeço a Benoît Hamon e François Fillon por terem apelado ao voto em mim na segunda volta. A todos os que, desde Abril de 2016, me acompanham e fizeram o 'En Marche!', num ano, mudámos a face da política francesa.

"O velho sentimento de comprometimento com o país, de não entrar numa divisão. Nunca esquecerei a tremenda energia e determinação que milhares de vocês mostraram. O futuro do país não é um sonho, foi uma manifestação real de vontade. Esta noite, estou consciente de que não podemos desistir nunca. Mantenham a determinação. Eu terei que fazer mais do que isso, terei que colocar todos os franceses juntos. Para os que votaram em mim, terei que dizer obrigado. Vou dizer-vos que sei precisamente a tarefa que está à minha frente. Esta eleição abriu a porta ao optimismo, de um novo caminho para a Europa e para o mundo".

Macron aproveita para agradecer à família. E prossegue: "É minha tarefa trazer todos para junto de nós. Para que daqui a 15 dias possamos dirigir o país. Tenho ouvido que os franceses querem mudar e que por isso que os partidos que têm governado foram descartados. Sei quais são as vossas expectativas. O Presidente de todos os franceses, dos patriotas, confrontados com a ameaça do nacionalismo. Um Presidente que protege, transforma, constrói, que reforme, que comece coisas novas, que ajude os mais frágeis. Ajudar na Educação, Saúde, Solidariedade. Ouvi as vossas expectativas de mudança, para construir uma França mais forte, para uma Europa mais forte. Para isso preciso do vosso voto. Duas semanas para ter a certeza de que trazemos mais e mais gente para a minha candidatura. Vai ser essencial para governar. Não é votar contra alguém, é garantir que há uma mudança face a este sistema, de virar uma página e ter a certeza de que todos poderão ter o seu papel nessa mudança. Esse é o desafio. É por isso que quero começar a construir uma maioria para o Governo, com novas caras, novos talentos. Não vou perguntar de onde vêm, só quero que venham comigo para construir um novo sistema de educação, construir uma nova Europa."

"Juntem-se a mim na construção de uma maioria parlamentar", pede Macron. "Nada estava escrito antes. Vocês são a cara de uma nova esperança em França".

 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários