Lula da Silva indiciado por corrupção

Em causa está o inquérito à propriedade de um apartamento triplex no Guarujá, que o ex-Presidente nega que lhe pertença.

Foto
Marisa e Luiz Inácio Lula da SIlva Reuters

A Polícia Federal brasileira indiciou Luiz Inácio Lula da Silva, e a sua mulher, Marisa, pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e falsificação de documentos (descrito na código brasileiro como falsidade ideológica), no âmbito de uma investigação que envolve a propriedade de um apartamento triplex num condomínio em Guarujá, uma cidade do litoral de São Paulo. Esta decisão da polícia equivale a uma recomendação à justiça para formalizar uma acusação contra o ex-Presidente.

Lula nega que o imóvel lhe pertença – ou à sua mulher, que reconheceu ter pago quatro parcelas para a compra do apartamento, tendo posteriormente desistido do negócio. A investigação está sob a alçada da Operação Lava Jato, que está a apurar as movimentações financeiras de várias empresas de construção brasileiras envolvidas no esquema de corrupção em torno da petrolífera estatal Petrobras: o apartamento do Guarujá, utilizado pela família Lula, foi objecto de obras pagas pela construtora OAS, cujo presidente, Léo Pinheiro, foi já condenado a 16 anos de prisão (está agora a colaborar com as autoridades).

O Ministério Público de São Paulo já tinha pedido a prisão preventiva de Lula da Silva, sob suspeita de branqueamento de capitais e falsa declaração patrimonial, precisamente por causa do apartamento do Guarujá, que segundo afirmam os investigadores, terá sido uma “prenda” da OAS. “Foi possível apurar que o casal Luiz Inácio e Marisa Letícia Lula da Silva foi beneficiário de vantagens ilícitas, por parte da OAS”, afirma o auto da Polícia Federal.

 

 

 

Sugerir correcção
Ler 6 comentários