Londres: homem detido junto ao Parlamento era vigiado pela polícia

Polícia confirma detenção de suspeito de estar a preparar acto terrorista.

Fotogaleria
Reuters/TOBY MELVILLE
Fotogaleria
Reuters/TOBY MELVILLE
Fotogaleria
Reuters/TOBY MELVILLE
Fotogaleria
Reuters/TOBY MELVILLE
Fotogaleria
Reuters/TOBY MELVILLE

A polícia de Londres deteve um homem junto ao Parlamento britânico e da residência da primeira-ministra, Theresa May, que não estava no número 10 da Downing Street. O episódio ocorreu sem que fossem registados feridos.

O episódio ocorreu pelas 14h20, adiantou a Polícia Metropolitana. O suspeito, que terá 27 anos e carregava pelo menos duas facas, foi detido no âmbito de uma operação de contra-terrorismo em curso: as autoridades britânicas confirmaram que já estava a ser investigado por suspeita de andar a "preparar e incitar actos de terrorismo", e os seus movimentos eram alvo de vigilância.

Segundo a polícia, os agentes realizaram uma acção individual de revista e detenção por acreditarem que o indivíduo - que nasceu no estrangeiro mas detém nacionalidade britânica e reside no Sul de Londres - estaria prestes a desencadear um ataque. As autoridades disseram que o homem agia sozinho, e que não resistiu à ordem de detenção.

A investigação irá prosseguir, mas para já não é conhecida nenhuma outra ameaça, informou a Scotland Yard, que aproveitou para reforçar o apelo à denúncia pública de actividades suspeitas.

A circulação foi cortada na zona de Westminster e Whitehall, centro nevrálgico do Governo britânico. O episódio aconteceu cerca de um mês depois do ataque terrorista na ponte de Westminster, que matou cinco pessoas.

Sugerir correcção
Comentar