"Brexit": Libra em queda antes do discurso de May

A libra esterlina caiu 1% face ao dólar em reacção das notícias de que Theresa May vai adoptar uma saída radical da União Europeia e do mercado único europeu.

Foto
Reuters/TOBY MELVILLE

A primeira-ministra britânica marcou uma conferência de imprensa para esta terça-feira, na primeira comunicação de Theresa May para explicar a estratégia em relação à saída do Reino Unido da União Europeia. Mas a libra esterlina já se ressente e caiu para os níveis mais baixos em três meses.

Esta segunda-feira, a imprensa britânica anunciou que May iria anunciar o avanço para o chamado “hard Brexit”. Ou seja, o corte radical com as instituições europeias e a retirada do país do mercado único europeu. Na sequência destas notícias a libra caiu 1% para menos de 1,20 dólares, e abaixo dos 1,13 euros. Depois, a moeda britânica recuperou ligeiramente com o desmentido de Downing Street que considerou as notícias “especulação”, cita a Reuters.

Os especialistas contactados pela Reuters dizem que esta reacção mostra que a libra é ainda muito vulnerável face aos receios de um “hard Brexit” e que a incerteza por si só é um factor prejudicial para os mercados.

A primeira-ministra britânica já explicou que pretende accionar o artigo 50, que inicia o processo de saída do Reino Unido da União Europeia, até ao próximo mês de Março. Porém, ainda não foi clarificada a estratégia a adoptar nas negociações e na consequente formalização do “Brexit”.

Desde o referendo de Junho que ditou a saída da União Europeia, a libra já caiu 20% face ao dólar, regressando a níveis de 1985.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários