Kabila reeleito Presidente da República Democrática do Congo

Foto
Kabila será o primeiro Presidente do Congo eleito por sufrágio universal Kim Ludbrook/EPA

O Presidente cessante Joseph Kabila foi hoje declarado vencedor da segunda volta das eleições presidenciais na República Democrática do Congo, derrotando o antigo líder rebelde Jean-Pierre Bemba.

Segundo os resultados anunciados esta noite pela comissão eleitoral congolesa, Kabila conseguiu 58 por cento dos votos, contra os 42 por cento conseguidos pelo vice-presidente.

A taxa de participação nas eleições do passado dia 29 de Outubro foi de 65,4 por cento dos mais de 25 milhões de inscritos para votar.

“Tendo acolhido a maioria absoluta dos votos expressos na segunda volta, declaro Joseph Kabila eleito Presidente da República Democrática do Congo ”, afirmou Apollinaire Malu Malu, presidente da comissão eleitoral, durante uma conferência de imprensa num hotel de Kinshasa, rodeada de fortes medidas de segurança.

Caso o Supremo Tribunal de Justiça confirme os resultados agora anunciados, Joseph Kabila, o mais jovem chefe de Estado africano, torna-se o primeiro Presidente do país a ser eleito por sufrágio universal, depois de ter assumido o cargo após o assassinato do seu pai, Laurent-Désiré Kabila.

O anúncio dos resultados oficiais ocorre num momento de grande tensão na capital congolesa, um dos bastiões do vice-presidente, que nos últimos dias acusou a comissão eleitoral de parcialidade. Contudo, a generalidade das missões de observação presentes no país afirmam que as eleições foram, de forma geral, “livres e justas”.

Apoiantes dos dois candidatos voltaram a envolver-se em confrontos no sábado passado, junto à residência oficial de Jean-Pierre Bemba, trazendo à memória os violentos confrontos que opuseram os dois campos em Agosto passado, fazendo 23 mortos.

Temendo um regresso da violência ao país, ainda a recuperar de mais de uma década de guerra civil, a missão das Nações Unidas (Monuc) destacou importantes meios militares para as ruas de Kinshasa.

Sugerir correcção
Comentar