Jovens britânicos julgados por planear imitação do massacre de Columbine

Foto
Os jovens pensavam imitar no seu liceu o ataque de Columbine Phil Noble/REUTERS

Começou o julgamento de dois jovens britânicos que planeavam fazer explodir um dispositivo num centro comercial no Reino Unido e matar professores e alunos do liceu onde estudavam, a comemorar o 10º aniversário do massacre de Columbine, em 1999, nos Estados Unidos.

Matthew Swift, de 18 anos, e Ross McKnight, de 16 anos, terão “planeado copiar, ou imitar, os actos de Eric Harris e Dylan Klebold”, indicou o procurador Peter Wright. Harris e Klebold entraram a disparar num liceu no estado do Colorado, Estados Unidos, em 1999, causando a morte de 12 colegas e um professor e ferimentos em 21 pessoas, antes de se suicidarem.

Os jovens britânicos “discutiram, imaginaram e eventualmente, pensamos, tentaram converter as suas fantasias em realidade”, formulou a acusação.

“Planearam detonar uma bomba, ou alguma forma de dispositivo explosivo, num centro comercial do norte de Manchester, conhecido como Crown Point North, e depois ir ao liceu de Audenshaw para um tiroteio no qual matariam professores e alunos, antes de cometer suicídio”, afirmou o procurador.

O esquema começou a ser preparado em Novembro de 2007, quando os jovens estudavam no liceu, e foi marcado para 20 de Abril de 2009 a assinalar os dez anos de Columbine. Mas foi descoberto a 14 de Março deste ano, quando Ross McKnight telefonou a uma amiga e, embriagado, lhe contou os planos.

McKnight escreveu um texto em que ficcionava todo o massacre e fez um trabalho para a escola sobre o bombista de Oklahoma que, em 1995, fez explodir um edifício dos Estados Unidos, matando 168 pessoas. O episódio terá inspirado os jovens, que negaram conspirar homicídios e explosões.

O julgamento vai continuar, no tribunal de Manchester Crown.

Sugerir correcção
Comentar