José Maria Aznar diz que Europa "vive crise existencial"

Antigo primeiro-ministro espanhol admite o cenário de contágio noutros países europeus, pondo em risco a própria União Europeia.

Foto
Reuters/NACHO DOCE/Arquivo

O antigo primeiro-ministro espanhol José Maria Aznar defendeu esta segunda-feira que a União Europeia vive uma "crise existencial", após a saída do Reino Unido, admitindo o cenário de contágio noutros países europeus, pondo em risco a própria UE.

"Esta crise não é de crescimento, é existencial. Porque houve um país, o Reino Unido, que decidiu sair da União Europeia. E isso pode ser contagioso para muitos outros países, e nas circunstâncias atuais do mundo, em que há forças distintas que empurram de vários lados, isso põe em risco a própria existência da União Europeia", disse Aznar, durante a conferência Portugal e Espanha: oportunidades e ameaças num contexto global, realizada em Lisboa.

O ex-governante espanhol entende que a resposta europeia perante esta nova realidade não pode ser a resposta clássica de "mais Europa", pois "não é essa a resposta que os cidadãos querem, as sociedades aguentam, nem é necessária nem conveniente".

Sugerir correcção
Ler 2 comentários