Coreia do Norte: jogo de voleibol em campo de testes nucleares

Analistas americanos acreditam que o que encontraram foi para despistar suspeitas sobre um teste nuclear ou que este foi posto em pausa.

Foto
No 105º aniversário de Kim Il Sung, veículos militares carregam mísseis Reuters/KCNA

Analistas americanos apresentaram imagens do campo de testes nucleares norte-coreano e dizem que possivelmente estava a acontecer um jogo de voleibol no momento da captura, noticiou a BBC. Segundo os analistas, há duas explicações possíveis: ou as preparações para um possível teste nuclear foram postas em espera, ou o jogo foi uma tentativa do governo para afastar suspeitas.

O local chama-se Punggye-ri e situa-se numa zona montanhosa no Norte do país. Segundo a BBC, a Coreia do Norte disse que já realizou naquele local cinco testes nucleares (2006, 2009, 2013 e duas vezes em 2016). Numa altura de tensão nas relações entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos, há quem pense que Pyongyang tenha intenções de realizar um sexto teste, algo que analistas americanos do projecto 38 North terão ido à procura.

“Parece que no campo de testes nucleares de Punggye-ri se vai realizar um teste nuclear a qualquer momento quando forem recebidas ordens de Pyongyang”, disseram os analistas, citados na BBC.

As imagens foram capturadas por satélite comercial e os analistas têm duas teorias: “O campo e as suas preparações para um sexto teste nuclear transitaram para um estado de stand-by, com funcionários a terem direito a tempo de descanso”. A segunda: “Pyongyang iniciou uma pausa táctica na actividade no campo de testes como parte de um plano de engodo, atrasando o sexto teste nuclear até uma altura em que a detonação conseguisse a maior vantagem política”. 

Sugerir correcção
Comentar