Isto vai dar Trump(a)!

Por todo o globo vai crescendo a contestação ao 45º Presidente dos EUA.

Donald Trump começou por surpreender os EUA e o mundo com a vitória nas eleições primárias no Partido Republicano. Em 2016, contrariando praticamente todas as sondagens, venceu Hilary Clinton, tornando-se o 45º Presidente dos EUA, sendo este um dos factos que marcou o ano.

Agora que já tomou posse, Donald Trump está a cumprir as promessas que fez aos americanos. Após ter tomado posse, no passado dia 20 de Janeiro, começam agora a ser conhecidas as primeiras medidas, como é o caso do desmantelamento do "ObamaCare", o anuncio de um novo plano energético revogando as políticas ambientais de Obama e, ainda, a construção do muro na fronteira com o México e o decreto que barra a entrada de refugiados nos EUA.

O "ObamaCare", promulgado em 2010, foi uma das grande bandeiras de Barak Obama no exercício do seu mandato. No passado dia 20 de Janeiro, Trump assinou um decreto que revogou o "ObamaCare", sendo esta uma das primeiras medidas do recém-empossado Presidente dos EUA.

No que diz respeito às políticas ambientais, Donald Trump não irá respeitar o acordo de Paris para as alterações climáticas. Além disso, a Casa Branca já anunciou, neste âmbito, novas medidas que vêm revogar restrições às energias poluentes, o reforço da produção do petróleo e gás de xisto e ainda o plano para o Clima e a Água do ex-Presidente Obama.

Na economia, outra medida já tomada pelo Presidente recém-empossado foi a retirada dos EUA do Tratado Transpacífico de Comércio Livre, acordo que havia sido negociado por Barack Obama em 2015 e assinado por 12 países da Ásia-Pacífico.

Recentemente, Trump assinou o decreto que impede a entrada de refugiados e de muçulmanos de sete países, o qual já está a ser cumprido pelas autoridades. Por todo o mundo, há registo de passageiros impedidos de voar para os Estados Unidos por não terem autorização de entrada, e de refugiados com visto que foram detidos no aeroporto de Nova Iorque.

Por fim, aquela que foi a primeira promessa eleitoral do Presidente dos EUA, a construção do muro na fronteira com o México. Donald Trump leva assim avante a sua controversa política anti-imigração. Numa cerimónia no Departamento de Segurança Interna foi assinado o decreto para que seja iniciada a construção do dito muro.

Depois destas primeiras medidas de Donald Trump, da agitada campanha eleitoral, e se juntarmos as declarações polémicas sobre a ONU, é com muita apreensão que observo este início de mandato do novo Presidente dos EUA. Num ano de 2017, que conta também com o "Brexit", estamos perante um tempo novo no mundo ocidental. Entretanto, por todo o globo vai crescendo a contestação ao 45º Presidente dos EUA.

 

Jorge Faria de Sousa

Presidente da JSD Distrital Lisboa-Área Oeste

Sugerir correcção
Ler 6 comentários