Isabel II comemora 65 anos no trono do Reino Unido

Para marcar as bodas de safira, foi republicado um retrato de Isabel II tirado pelo fotógrafo David Bailey, onde a monarca usa um conjunto de safiras que recebeu do pai como presente de casamento.

Fotogaleria
Retrato de Isabel II feito pelo fotógrafo David Bailey em 2014, reeditado para celebrar as bodas de safira da rainha Reuters
Fotogaleria
As bodas de safira da rainha Isabel II foram assinaladas com uma salva de 41 tiros de canhão no centro de Londres Reuters/HANNAH MCKAY
Fotogaleria
As bodas de safira da rainha Isabel II foram assinaladas com uma salva de 41 tiros de canhão no centro de Londres EPA/Sgt Rupert Frere
Fotogaleria
As bodas de safira da rainha Isabel II foram assinaladas com uma salva de 41 tiros de canhão no centro de Londres LUSA/Sgt Rupert Frere/BRITISH MINISTRY OF DEFENCE/HANDOUT

A rainha Isabel II celebra esta segunda-feira as suas bodas de safira, completando 65 no trono britânico. A data foi assinalada com uma salva de 41 tiros de canhão no centro de Londres.

Elizabeth Alexandra Mary Windsor nasceu a 21 de Abril de 1926, em Londres, e subiu ao trono em 1952, após a morte do pai, Jorge VI de Inglaterra. É actualmente a monarca há mais tempo no poder em todo o mundo.

Para marcar a ocasião, o Palácio de Buckingham publicou um retrato de Isabel II em que a monarca usa um conjunto de jóias com safiras que recebeu do pai como presente de casamento, em 1947. A imagem foi registada em 2014 pelo fotógrafo David Bailey. “Sempre fui um grande fã da rainha”, afirmava então o fotógrafo britânico, citado pelo Guardian. “Sempre gostei de mulheres fortes, e ela é uma mulher muito forte”.

Aos 90 anos, a rainha de Inglaterra é muito popular entre os britânicos, com uma aprovação de cerca de 80%, de acordo com a Reuters. Apesar de ter reduzido o números de visitas ao estrangeiro, ainda mantém uma presença próxima das instituições no Reino Unido.

O Palácio de Buckingham anunciou que a rainha iria passar o dia na sua residência em Sandringham, Norfolk, como é habitual nesta altura do ano.

“As bodas de safira de hoje são mais um marco para a nossa extraordinária rainha”, afirmou a primeira-ministra, Theresa May, em comunicado. A chefe de Governo salientou que a discrição de Isabel II na celebração dos seus 65 anos de reinado é “um testamento à sua generosa devoção à nação”.

Sugerir correcção
Comentar