Hospital chinês trocou bebés há 28 anos e não sabe quem são os pais biológicos

A suspeita surgiu quando a criança começou a crescer e não era parecida com os pais. O casal divorciou-se em 2003, porque o marido acreditava ter sido traído.

Foto
Hospital avisa que será difícil descobrir mais informações sobre família biológica Reuters/CARLOS BARRIA

Um hospital da cidade chinesa de Xangai foi acusado de ter trocado dois bebés, há 28 anos, um erro descoberto depois de um dos pais ter ficado obcecado por a criança não se parecer consigo. Um tribunal da cidade confirmou o caso, no qual a queixosa, uma das mães, exige uma compensação de 1,3 milhões de yuan (163 mil euros), informou o jornal Shanghai Daily.

A história tornou-se pública na semana passada, através num programa de televisão, em que uma mulher, identificada como Zhang, contou ter realizado uma cesariana, a 27 de Fevereiro de 1989, no Primeiro Hospital Maternidade e Infantil de Xangai.

Três dias após o parto, a enfermeira trouxe-lhe a criança. O rapaz chorou continuamente e recusou o leite, mas aceitou ser amamentado pela mulher que estava na cama ao lado.

Zhang levou o bebé para casa, mas o marido começou a sugerir que a mulher o tinha traído, por a criança não se parecer com ele. O casal divorciou-se em 2003. Em 2011, testes de ADN confirmaram que nenhum dos dois era o progenitor.

Zhang pediu então ao hospital para verificar os registos, mas foi informada que já tinha passado muito tempo. Mãe e filho afirmaram que querem conhecer a família de sangue.

Num comunicado emitido este fim-de-semana, o hospital assegurou estar "profundamente chocado" e que vai ajudar a esclarecer os factos, apesar de admitir que "é difícil averiguar a verdade de algo que ocorreu há 28 anos".

Sugerir correcção
Ler 1 comentários