Homem mantém criança em abrigo subterrâneo há cinco dias nos EUA

Na última quarta-feira, um homem matou o motorista de um autocarro escolar e sequestrou uma das 20 crianças que seguiam no interior. Há cinco dias que a polícia tenta que um menino de cinco anos seja libertado.

Junto à casa do sequestrador, o FBI e a polícia local montou um forte dispositivo de segurança
Fotogaleria
Junto à casa do sequestrador, o FBI e a polícia local montou um forte dispositivo de segurança Phil Sears/Reuters
Fotogaleria
Há cinco dias que vários agentes estão no local Phil Sears/Reuters
Fotogaleria
A polícia tem avançado poucos dados sobre o caso Phil Sears/Reuters
Fotogaleria

Há cinco dias que um menino de cinco anos é mantido num abrigo subterrâneo por homem de 65 anos, que depois de ter matado o motorista do autocarro escolar em que a criança seguia na última quarta-feira com outros colegas a sequestrou na localidade de Midland City, no estado norte-americano do Alabama. A polícia tem mantido contacto com o sequestrador para garantir que a criança está a ser medicada. O menino sofre de autismo.

Desde o dia 30 de Janeiro, que o homem mantém um aluno de uma escola local de Midland City sob sequestro num abrigo na sua casa, sem que se conheçam os motivos, como adiantou o porta-voz da polícia de Alabama, Kevin Cook. Desconhece-se também o que levou Jimmy Dykes a entrar num autocarro escolar, matar o motorista e depois sequestrar uma das 20 crianças que seguiam no interior. O caso acontece cerca de dois meses depois de 20 crianças e seis adultos terem sido mortos por um jovem na Escola Primária Sandy Hook, em Newtown, Connecticut, deixando os Estados Unidos em estado de choque.

Após o sequestro na quarta-feira, o homem levou a criança para um abrigo subterrâneo na sua casa, junto à qual a polícia montou um enorme dispositivo para apoiar as operações de negociação para que a criança seja libertada. A polícia tem mantido em segredo o conteúdo das conversas feitas com o sequestrador através de um tubo de ventilação, deixando apenas passar a informação de que este garante que o menino “está em boa condição física”. Com a chegada de uma equipa de resgate do FBI, as informações que são passadas para o exterior têm sido ainda mais escassas. Será esta equipa que está a liderar as negociações com o sequestrador e a tentar garantir que a criança seja libertada em segurança. Suspeita-se que o sequestrador tenha acesso às notícias através de televisão ou rádio, o que pode explicar a os escassos dados que têm sido avançados à comunicação social.

Numa curta conferência de imprensa realizada este sábado, Wally Olson, xerife de Dale County, disse citado pela agência Reuters que as autoridades têm estado “em constante contacto” com o suspeito, que acreditam ser Jimmy Lee Dykes, um veterano de guerra e antigo camionista. O responsável da polícia recusou avançar se o homem impôs condições para libertar a criança. Wally Olson adiantou apenas que o sequestrador permitiu que fossem entregues livros para colorir, brinquedos e os medicamentos que o menino toma por sofrer de autismo, e garantiu que tem aquecedores eléctricos para que a criança não passe frio. “Quero agradecer-lhe por estar a cuidar da nossa criança. Isso é muito importante”, concluiu o xerife.

Pouco se sabe sobre Jimmy Lee Dykes e as únicas informações que chegam aos jornalistas são dadas por vizinhos do homem de 65 anos. Dykes ter-se-à mudado para a zona de Midland City há dois anos. Era frequente ser visto a patrulhar a sua casa à noite, munido de uma arma e uma lanterna. Reservado, passava grande parte do seu dia a construir um abrigo subterrâneo. É acusado pelos vizinhos de espancar e matar o próprio cão. Tinha actualmente um processo em tribunal contra um vizinho.
 

Sugerir correcção
Comentar