Dois mortos e oito feridos num ataque com faca na Finlândia

Autor do ataque na cidade de Turku, foi detido. Autoridades consideram que se tratou de um ataque terrorista

Fotogaleria
Praça central na cidade de Turku Reuters
Fotogaleria
Praça central na cidade de Turku Reuters

Um homem foi baleado pela polícia e ferido depois de ter esfaquado várias pessoas na sexta-feira na praça central na cidade de Turku, na Finlândia, no que as autoridades já definiram como um ataque terrorista. De acordo com as autoridades, morreram duas pessoas, e oito foram feridas, três das quais em estado grave. Entre as vítimas há uma pessoa de nacionalidade italiana, outra sueca e outra britânica.

O atacante tem 18 anos, é marroquino, e chegou ao país em 2016, pedindo asilo, informaram este sábado as autoridades. Há ainda outros suspeitos de envolvimento no ataque, todos marroquinos: quatro foram detidos e um quinto ainda não foi identificado. O autor do ataque, acrescenta a polícia, não está a cooperar com a investigação e mantém-se calado.

A polícia disse ainda, em conferência de imprensa este sábado, que o atacante parece ter escolhido de preferência mulheres para esfaquear, porque os homens tentaram impedi-lo. As duas vítimas mortais eram mulheres.

O alarme soou às 16h02. Às 16h20 a polícia estava no local e baleou o suspeito numa perna, detendo-o de seguida. A polícia pediu inicialmente às pessoas para não irem para o centro da cidade, mas horas mais tarde declarou que já era seguro voltar.

Testemunhas descreveram a cena de pânico na rua. “Um homem caminhou em direcção a uma gelataria onde trabalho, e bateu numa mulher três vezes. Depois, começou a correr, passou pelo meu quiosque, e tinha uma faca na mão”, disse Terttu Lehtinen à Reuters. A mulher disse que outros homens correram atrás, pareciam ir atrás dele.

“Estávamos sentados na praça do mercado, a aproveitar a tarde. De repente, as pessoas começaram a gritar e a berrar, estavam histéricas”, disse outra testemunha, chamada Reetta, à Reuters. “Começámos a correr em direcção ao carro e, quando chegámos lá, o meu namorado disse-me que uma mulher tinha sido esfaqueada várias vezes no pescoço.”

“As minhas mais profundas condolências às famílias e às pessoas próximas das vítimas de Turku. Os acontecimentos deste dia são chocantes para todos nós”, disse o primeiro-ministra Juha Sipila.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou esta sexta-feira "as mais sentidas condolências" ao seu homólogo finlandês pelo ataque.

A segurança no aeroporto de Helsínquia, em estações de comboio, e outros locais públicos foi reforçada, com patrulhas mais frequentes, na sequência do esfaqueamento. A cidade de Turku fica no Sudoeste da Finlândia, junto à costa, a cerca de 170 quilómetros a oeste de Helsínquia, a capital do país.

Sugerir correcção
Ler 11 comentários