Foi arrestado o barco da extrema-direita no Mediterrâneo que queria controlar resgates a migrantes

O navio foi conseguido por um grupo nacionalista italiano através de uma plataforma de donativos.

Foto
DR

Uma organização de extrema-direita, nacionalista e xenófoba italiana, formada em Novembro de 2012, a Generación Identitaria colocou um navio nas águas do Mediterrâneo a controlar a migração mas a embarcação terá sido arrestada no Canal de Suez, escreve o Independent nesta quinta-feira. Isto porque o capitão do navio não cumpriu os requerimentos relativos à tripulação.

O navio de cerca de 40 metros de comprimento foi comprado através de uma angariação de fundos que conseguiu reunir mais de 160 mil euros em donativos. O objectivo, diz a organização, é patrulhar e controlar as “actividades ilegais das organizações não-governamentais” que resgatam os migrantes (salvando-os), nem que para os tenham de devolver à Líbia, escreve o El País. A iniciativa de recolha de fundos do grupo nacionalista recebeu críticas e a PayPal chegou mesmo a suspender a transferência de donativos. No entanto, o grupo encontrou plataformas alternativas e conseguiu reunir a quantia que procurava.

Na sua página, o grupo sublinha que esta é uma altura que pede a união de esforços e até de renunciar às férias. Tudo em prol do combate à imigração e para “garantir a segurança da Europa”, defendem.

O navio, baptizado de Defend Europe transporta 12 activistas de diferentes nacionalidades (austríacos, alemães e franceses) e pretende juntar-se aos navios das organizações não-governamentais em águas internacionais para impedir resgastes “ilegais”.

Uma das activistas do grupo nacionalista, Lauren Southern, foi citada a afirmar: “se os políticos não param os barcos, vamos pará-los nós”.

A iniciativa deste grupo acontece quando alguns dos sectores políticos italianos ponderam declarar estado de emergência no país, onde se estima que cheguem cerca de 220 mil imigrantes e refugiados este ano.

Notícia actualizada a 21 de Julho, às 00h15: o navio foi arrestado no Canal de Suez. 

Sugerir correcção
Ler 22 comentários