Governo de Alberta declara estado de emergência devido à violência dos fogos

As chamas podem reduzir a cinzas a cidade canadiana de Fort McMurray.

Fotogaleria
Imagem da zona sul da cidade de Fort McMurray Reuters
Fotogaleria
Reuters
Fotogaleria
A população recebeu ordens para abandonar a cidade Reuters
Fotogaleria
Foram criados abrigos temporários para os desalojados Reuters
Fotogaleria
Reuters

O governo da província canadiana de Alberta declarou o estado de emergência em Fort McMurray, a cidade cercada pelas chamas desde o início da semana.

Na quarta-feira, 88 mil habitantes da cidade petrolífera já tinham sido obrigados a abandonar as casas para escapar aos fogos florestais, agora foi ordenado que todos saiam de Fort McMurray – uma operação perigosa uma vez que as estradas estão cercadas por fogos. As chamas, que destruíram mais de 1600 edifícios e pelo menos dez mil hectares, não provocaram vítimas.

As autoridades advertiram que as chamas deverão destruir a maior parte desta cidade, de onde um terço da população já tinha saído devido à crise económica provocada pela baixa do preço do petróleo – foi também adiantado que dificilmente haverá um plano de reconstrução, uma vez que tudo deve ficar reduzido a cinzas.

Os bombeiros confirmaram que não conseguiram controlar o incêndio, tendo extinguido apenas os focos que atingiram os bairros a sul da cidade. Cerca de 250 bombeiros, 17 aviões cisterna e dez helicópteros prosseguem o combate às chamas, propagadas pelos ventos fortes e temperaturas altas.

As jazidas de areias betuminosas (o principal recurso local) não estão para já ameaçadas pelas chamas, mas várias empresas petrolíferas anunciaram a redução das suas actividades. Algumas empresas encerraram os oleodutos e retiraram das suas instalações todo o pessoal não essencial.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários