França pede ao Reino Unido para acolher menores desacompanhados de Calais

Desde meados de Outubro, o Reino Unido concordou em receber 274 crianças e adolescentes quie estavam sozinhos no campo

Foto
A "selva" de Calais começou a ser desmantelada na segunda-feira, mas ainda restam milhares de menores no campo AFP/FRANCOIS NASCIMBENI

O Presidente da República de França, Francois Hollande, voltou a pedir ao Reino Unido para assumir responsabilidade pelos 1500 menores não acompanhados encurralados em Calais, onde desde segunda-feira começou a ser desmantelado o acampamento conhecido por “selva”.

Milhares de pessoas aguardavam ali uma oportunidade para cruzar o Canal da Mancha e entrar no Reino Unido. Entre segunda e quarta-feira, as autoridades francesas transferiram, em autocarros, mais de 4500 adultos para centros de acolhimento e de orientação dispersos por todo o país. Deverão agora apurar quais os que preenchem os requisitos para se tornarem requerentes de asilo.

Ainda estão 1500 menores não acompanhados em Calais. Essas crianças e jovens – oriundos sobretudo do Sudão, da Eritreia e do Afeganistão – foram transferidos para um conjunto de estruturas temporárias montadas no local. 

Uma centena de parlamentares franceses dirigiu agora uma carta aberta à ministra do Interior britânica, Amber Rudd. "O grande interesse destes menores é chegar ao Reino Unido e muitos deles têm familiares no seu país. Eles não pedem qualquer favor. Eles têm direito, ao abrigo das regras internacional em vigor incorporados pela legislação britânica, a ser acolhidos pelo Reino Unido”, escreveram. "A transferência na Grã-Bretanha é urgente. Pedimos-lhe para assumir a sua responsabilidade.”

Desde meados de Outubro, o Reino Unido acolheu 274 crianças e adolescentes que estavam em Calais. Uns por via do reagrupamento familiar, outros por via da legislação sobre "menores vulneráveis".

Hollande disse este sábado que já discutiu a possibilidade de funcionários britânicos se deslocarem a França para tratarem de processos migratórios. “Falei ontem [sexta-feira] com a primeira-ministra britânica [Theresa May], com [o ministro do Interior francês] Bernard Cazeneuve e com o seu homólogo britânico, de modo que os britânicos possam ir a esses centros falar com os menores e assumir a sua quota de responsabilidade” disse, num centro de acolhimento em Doue-la-Fontaine, citado pela BBC.

Na opinião de Hollande, o desmantelamento da “selva” foi um sucesso. "O povo francês entendeu perfeitamente o que estávamos a fazer e não houve incidentes à partida nem à chegada", apontou, segundo noticiou a AFP. " Nós não podíamos tolerar aquele acampamento e não vamos tolerar quaisquer outros.”

Diversas organizações humanitárias têm reportado que, antes de a operação começar, na segunda-feira, inúmeros migrantes adultos escaparam ao controle das autoridades e fugiram para Paris. Alguns estarão decididos a regressar a Calais quando a situação acalmar. Hollande disse agora que qualquer acampamento que venha a ser levantado em Paris será desfeito.

Os trabalhos de demolição prosseguem. As autoridades locais dizem que deverá ficar concluído até segunda-feira.

 

Sugerir correcção
Ler 2 comentários