Família põe cidade de 60 habitantes à venda nos EUA

Reduction tem aproxidamente 30 hectares e está à venda por 1,4 milhões de euros.

David Stawowy, dono da cidade, numa das poucas ruas de Reduction, em Pensilvânia, nos EUA
Fotogaleria
A maioria dos 60 residentes diz que quer continuar a viver na cidade Reuters
Fotogaleria
David Stawowy, dono da cidade, numa das poucas ruas de Reduction, em Pensilvânia, nos EUA Reuters

Por pouco menos de 1,4 milhões de euros pode comprar uma pequena cidade nos EUA. Reduction tem 60 habitantes e está localizada na Pensilvânia. Construída para abrigar trabalhadores de uma empresa de processamento de lixo há muito desaparecida, a cidade é composta por 19 casas de tijolo e uma escola, agora transformada numa residência duplex.

David Stawowy e os seus três irmãos são os proprietários de Reduction e quem recebe a renda dos residentes. Os irmãos herdaram Reduction dos pais. Em 1948, John Stawowy, pai de David, era dono de uma quinta adjacente à cidade, mas queria alargar o seu terreno para acompanhar o crescimento da família. Na altura, podia ter escolhido qualquer uma das 28 casas disponíveis.

Em vez disso, comprou tudo. “O meu pai e a minha mãe queriam a sua própria casa e o homem disse ‘Porque não ficam com todas?’”, contou David Stawowy. John Stawowy pagou aproximadamente nove mil euros pela cidade. O filho diz que foi uma decisão de que o pai nunca se arrependeu, ou pelo menos nunca admitiu ter-se arrependido. “Ele nunca reclamou. Ele ganhava a vida aqui”, afirmou o mais novo dos irmãos.

A empresa que construiu a cidade, a American Reduction Co., ficava numa das curvas do Rio Youghiogheny e fechou em 1936, depois de ter tratado do lixo da cidade de Pittsburgh desde o início do século XX. Os trabalhadores limpavam carcaças de animais e separavam metal do lixo doméstico, para ser vendido. “Este era o centro de reciclagem de lixo original”, disse David Stawowy. Contudo, tudo o que resta agora são os alicerces do edifício.  

Stawowy justificou a decisão de pôr Reduction à venda. Com 68 anos, David disse que a sua idade avançada e ter cuidado dos seus pais até morrerem recentemente influenciaram a atitude. Precisa de vender a cidade para dividir o dinheiro com os irmãos. “Queremos viajar”, disse David. “Não precisamos deste encargo.”

Sugerir correcção
Comentar