Factura do "Brexit": Boris Johnson diz que UE "pode esperar sentada"

Ministro dos Negócios Estrangeiros britânico diz que as somas que os 27 esperam que o Reino Unido pague antes de sair "parecem extorsionárias".

Foto
Boris fez as polémicas afirmações durante uma audição no Parlamento Peter Nicholls/Reuters

Não é ele quem lidera as discussões com a União Europeia, mas os últimos comentários de Boris Johnson não vão certamente a ajudar a melhorar o clima das negociações do "Brexit". O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico diz que os líderes europeus “podem esperar sentados” se pensam “extorquir” dinheiro ao Reino Unido para sair da UE.

O chefe da diplomacia falava no Parlamento sobre as negociações com a UE, quando um deputado eurocéptico o questionou sobre as contribuições exigidas pelos restantes Estados-membros ao Reino Unido – num valor que segundo uma estimativa da Comissão poderia chegar aos cem mil milhões de euros –, perguntando-lhe “se iria deixar claro à UE que pode esperar sentada se pensa que vai receber mais um cêntimo” dos cofres britânicos.

“O seu ponto é muito válido e acho que as somas que eu os tenho visto a propor a este país parecem extorsionárias e penso que ‘esperar sentado’ é uma expressão inteiramente apropriada”, respondeu Johnson, conhecido pela suas tiradas, ora intempestivas ora provocatórias, que por mais de uma vez criaram embaraço ao Governo britânico.

Na mesma intervenção, o ministro dos Negócios Estrangeiros, que foi o principal rosto da campanha pela saída britânica da UE, entrou em contradição com a linha oficial definida pela primeira-ministra britânica, Theresa May, ao assegurar que não há planos para uma saída sem acordo da UE – ameaça que Londres tem mantido a pairar, insistindo que não aceitará um “mau acordo”.

“Não há planos para um não acordo, porque vamos conseguir um grande acordo”, afirmou. Minutos depois, um porta-voz de Downing Street veio assegurar que estão a ser feitos planos de contingência, abarcando “todos os cenários possíveis”.

As declarações de Johnson foram imediatamente criticadas pelo líder do Partido Trabalhista, que nesta quarta-feira se vai encontrar em Bruxelas com o chefe dos negociadores europeus, Michel Barnier, para "discussões exploratórias". "É ridículo que o ministro dos Negócios Estrangeiros aborde uma negociação importante e séria com o tipo de linguagem tonta e arrogante que ele usa frequentemente”, afirmou Jeremy Corbyn. “Se tratarmos as pessoas com respeito há uma boa hipótese de sermos também tratados com respeito. Se ele começa com estas declarações tontas, que tipo de resposta espera obter?”, questionou o líder da oposição, explicando que o Labour defende que o Reino Unido "deve pagar o que é legalmente exigido e não mais do que isso".

Sugerir correcção
Ler 19 comentários