Ex-soldado japonês faz-se explodir e fere três pessoas

Foram registadas duas outras explosões relacionadas com o mesmo incidente. Motivação não terá sido política.

Foto
O parque em Utsunomiya depois da explosão Reuters/KYODO

Um soldado japonês reformado suicidou-se ao fazer explodir uma bomba, ferindo três outras pessoas, duas das quais ficaram em estado grave.

Toshikatsu Kurihara, um ex-membro das Forças de Autodefesa japonesas (equivalente às Forças Armadas) de 72 anos, accionou um engenho explosivo perto da cidade de Utsunomiya, 100 km a norte de Tóquio. A polícia pensa tratar-se de um suicídio, depois de ter encontrado um bilhete que terá sido escrito pel ex-militar. "Vou expiar-me tirando a minha própria vida", dizia a nota, que, segundo a polícia, tinha ainda pormenores acerca de problemas familiares.

A explosão atingiu dois homens de 58 e 64 anos e um jovem de 14. Os dois homens foram levados para o hospital em estado grave. Pouco antes da explosão que matou Kurihara, foram accionados outros dois engenhos — um que destruiu o seu carro, que estava num estacionamento a 200 metros, e outro em sua casa, em Utsunomiya, explica o Japan Times. Ninguém ficou ferido.

As imagens transmitidas pela NHK mostram dois carros a arder num estacionamento a cerca de 200 metros de um parque onde estava a decorrer um festival de artes tradicionais. É também visível um banco de jardim queimado numa das extremas do parque.

Este tipo de incidentes são raros no Japão e, geralmente, têm alguma motivação política. Em Novembro do ano passado, uma bomba caseira explodiu perto do santuário de Yasukuni, muito controverso por prestar homenagem aos responsáveis pelo regime imperial que governou o Japão durante a II Guerra Mundial.

Sugerir correcção
Comentar