EUA já notificaram a ONU da saída do Acordo de Paris

Departamento de Estado formaliza a retirada do acordo sobre as alterações climáticas mas querendo deixar a porta aberta para mais negociações.

Foto
Reuters/STEPHANE MAHE

Os Estados Unidos deram o primeiro passo para formalizar a retirada do Acordo de Paris para as alterações climáticas. O Departamento de Estado norte-americano informou, por escrito, a Organização das Nações Unidas (ONU) acerca da decisão de Donald Trump, mas quis deixar a porta aberta a negociações.

Em comunicado citado pela Reuters, o Departamento de Estado afirma que vai continuar a participar nas reuniões da ONU sobre as alterações climáticas durante o processo de saída do acordo mundial assinado em Dezembro de 2015, na capital francesa.

“Os Estados Unidos apoiam uma abordagem equilibrada em relação à política climática para reduzir as emissões enquanto promove o crescimento económico e garante a segurança energética”, garante a Administração americana no comunicado.

No início de Junho, Donald Trump confirmou que iria cumprir a promessa eleitoral de retirar os EUA do Acordo de Paris, afirmando que assim iria "pôr os trabalhadores americanos em primeiro lugar". Na mesma altura, o Presidente norte-americano expressou o seu interessee disponibilidade para voltar a negociar “um acordo melhor”. Uma ideia reiterada na comunicação que agora seguiu para a ONU.

Sugerir correcção
Comentar