O Islão caminha para se tornar a maior religião do mundo

Estudo do Pew Research Center diz que, até 2075, os bebés que nascem de pais muçulmanos vão ultrapassar os de pais cristãos.

Foto
Reuters/AHMAD MASOOD

No ano de 2075 o número de muçulmanos poderá ultrapassar o de cristãos, tornando o Islão a maior religião do mundo. Este cenário é sugerido por um estudo do Pew Research Center que diz que nas próximas duas décadas, até 2035, espera-se que os nascimentos de filhos de muçulmanos ultrapassem os dos cristãos.

O estudo conclui ainda que as pessoas sem religião, ou ateus, diminuem neste período, isto porque os nascimentos de pessoas religiosas ultrapassarão os de sem qualquer crença.

Esta tendência já se começou a verificar, de acordo com a estimativa demográfica realizada pelo think thank americano. Entre 2010 e 2015 os nascimentos de muçulmanos corresponderam a 31% de todos os nascimentos no mundo. Este número ultrapassa em larga medida a percentagem de muçulmanos, de todas as idades, a nível mundial no ano de 2015 (24%). No caso dos cristãos, e apesar de continuarem a crescer em número, o aumento foi mais modesto: nos últimos anos, os nascimentos de cristãos corresponderam a 33% dos registados em todo o mundo. Em 2015, os cristãos representavam 31% da população mundial.

Tendo em conta que os muçulmanos são, em média, mais jovens e com maiores níveis de fertilidade do que os cristãos, prevê-se que o cenário se altere, ainda que de forma ténue. Entre 2030 e 2050, deverão nascer 225 milhões de bebés de pais muçulmanos e 224 milhões de cristãos. Mais tarde, entre 2055 e 2060, a diferença poderá passar de um para seis milhões. Neste caso, 232 milhões de bebés muçulmanos e 226 milhões de cristãos.

Outro dos factores apontados por esta análise é o facto de as alterações demográficas darem conta de que os povos do sul vão continuar a crescer rapidamente, enquanto nas zonas predominantemente cristãs, nomeadamente na Europa, a população envelhece e diminui. E esta evolução nas populações europeias deverá manter-se nas próximas décadas, diz ainda o Pew Research Center.

Em 2015, o cristianismo era a religião com maior representação no mundo, com os cristãos a representarem 31% da população mundial e os muçulmanos 24%. As pessoas sem religião correspondiam a 16%, ficando em terceiro lugar, seguidos dos hindus (15%) e budistas (7%).

Sugerir correcção
Comentar